Dra Silvana destacou relatos de pacientes que sofreram descaso durante atendimento em UTIs. Foto: Miguel Martins

Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (22), a deputada Dra. Silvana (PL), propôs que o atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das unidades hospitalares do Ceará passem a ser mais humanizadas. Ela citou o exemplo positivo do Hospital São José e disse que irá propor que seja repassado para outras equipamentos de Saúde do Estado.

Segundo disse, a ideia surgiu a partir de relatos mencionados por pacientes que sofreram situações de abandono e descaso, enquanto internados em UTIs de hospitais públicos e particulares. “Estou solicitando uma reunião da Comissão de Saúde desta Casa para tratar com a doutora Tânia Coelho, atual secretária da Saúde do Estado e ex-diretora do HSJ, para que ela leve modelo o Hospital São José para outros hospitais”, defendeu.

Ela disse ainda que pretende sugerir um projeto de indicação solicitando à Universidade Estadual do Ceará (Uece) que elabore, junto aos cursos de Medicina e Enfermagem, um projeto de humanização nas UTIs.  O deputado Carmelo Neto (PL) expôs o caso de uma mulher grávida que perdeu o filho à espera de atendimento no Hospital Regional de Iguatu, fato que motivou a solicitação de uma audiência pública com a presença de representantes da unidade.

Já Alcides Fernandes (PL) lembrou a morte do seu filho aos 14 anos, revelando que, após sofrer um acidente, o adolescente precisou ser transferido de Iguatu para uma unidade hospitalar na cidade de Barbalha, por falta de UTI naquele município. “Ficaram uma mãe e um pai em luto, e essas lembranças só nos fazem dizer que estamos com você nessa causa. Que médicos e hospitais tenham mais coração”.