Petistas criticaram as falas do deputado bolsonarista. Foto: ALCE

Os pronunciamentos feitos na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (27) focaram, principalmente, na defesa dos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT) após a sigla ser chamada de “quadrilha” pelo deputado bolsonarista Alcides Fernandes, do PL. Além de petistas, parlamentares aliados do Governo do Estado repudiaram os posicionamentos do parlamentar, que fez críticas indiretas à base governista.

Em dado momento dos pronunciamentos na Casa, Alcides lembrou obras paralisadas no Município de Cariús e fez uma comparação com o momento de festas juninas e o grupo partidário que está no Poder no Estado. “Eu quero dizer que o mês da quadrilha está acabando, mas a quadrilha do PT no Estado do Ceará ainda está continuando, e vai continuar”, apontou.

Bastou essa frase para outros parlamentares, petistas e aliados, se revoltarem contra as falas de Fernandes. Nizo Costa (PT), inclusive, utilizou a tribuna do Plenário 13 de Maio por numa segunda vez apenas para responder a fala do colega. Aliás, o petista foi citado negativamente pelo bolsonarista, que em sua avaliação, estava silenciado em relação a obras inacabadas em Cariús, colégio eleitoral dos dois parlamentares.

“Eu não faço parte de nenhuma quadrilha. Eu faço parte de um projeto que está dando certo. O povo do nosso Estado é muito inteligente. O Ceará é primeiro lugar na educação. Primeiro lugar do Brasil em investimentos públicos e segundo lugar em transparência”, informou.

“Precisamos entender o que é disputa política e o que é ato leviano, irresponsável. Nosso partido merece respeito. Lave a boca para falar do PT”, disse o deputado De Assis Diniz (PT). O petista apontou que as críticas feitas são de parlamentar que apoiam “o projeto de fome” do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Quadrilha são aqueles que se organizam para prática de crimes. O avião do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro que foi preso na Espanha com cocaína, isso é quadrilha. É montar gabinete e colocar um monte de gente para fazer estrutura paralela de rachadinha”, criticou. Avanços

Missias Dias (PT) frisou que a Casa é plural e é importante ouvir todos, porém é preciso respeitar os colegas. “Vim de uma família pobre. Lembro bem que quem trouxe dignidade para o povo foi o PT, com o presidente Lula. PT tem história e mesmo que alguém pense diferente é importante respeitar”, afirmou.

Danniel Oliveira (MDB) ressaltou que o PT realizou avanços para o Brasil. “O governo foi eleito pelo povo de forma democrática. O PT cresce e é preciso reconhecer a importância que ele tem no País e no nosso Estado”. Outro que defendeu o Partido dos Trabalhadores foi o deputado Leonardo Pinheiro (PP), que destacou a necessidade de respeito com a história partidária e seus quadros.