Capitão Wagner foi derrotado duas vezes na disputa para prefeito de Fortaleza e uma vez para governador do Ceará. Foto: Divulgação

O secretário de Saúde de Maracanaú e presidente do União Brasil no Estado, Capitão Wagner, tem como sonho ser prefeito de Fortaleza. Ele, inclusive, já declarou publicamente que seu nome está colocado para a disputa do próximo ano na Capital cearense. Apesar de querer ser gestor municipal, bem recentemente, no ano passado, sua vontade era um pouco maior, a de ser governador do Ceará.

Em um vídeo que publicou em suas redes sociais, ao lado da esposa, a deputada Dayany Bitencourt, Capitão Wagner disse que tem sonho em ser prefeito de Fortaleza e sua cônjuge a primeira-dama da Capital. “Um sonho é cuidar do povo de Fortaleza. É um sonho da Dayany, meu, de ela se tornar primeira-dama e eu o prefeito. Para cuidar da saúde das pessoas, com carinho. Das ruas, que estão esburacadas, dos nosso servidores”, disse.

“Isso que estamos fazendo na saúde do Maracanaú, vamos fazer na saúde, na segurança. educação, infraestrutura em toda a cidade de Fortaleza, com a benção de Deus” – (Capitão Wagner)

Nos últimos 13 anos, Capitão Wagner já disputou as eleições no Ceará em sete ocasiões, se consagrando vitorioso em três: para vereador de Fortaleza, em 2012, para deputado estadual em 2014, e deputado federal (2018).  No entanto, o dirigente partidário não se consagrou vitorioso quando tentou, em três tentativas seguidas, disputar o Poder Executivo.

Ele foi suplente de deputado estadual no pleito de 2010 e perdeu as duas disputas para prefeito da Capital cearense, em 2016 e 2020, derrotado no segundo turno, e para governador, no ano passado, já no primeiro turno. Ele ainda atua como secretário municipal de Saúde do Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde tenta apresentar ao eleitorado ações no campo do Executivo, e em uma das áreas mais críticas.

Durante sua trajetória política e nas urnas, Capitão Wagner teve um desempenho que impressionou a política local, mas, apesar de boa votação para o Poder Executivo, não foi suficiente para se eleger gestor. Em 2010 obteve quase 29 mil votos para deputado estadual, ficando na primeira suplência. Dois anos depois foi o vereador mais votado de Fortaleza, com mais de 43,6 mil sufrágios.

Em 2014, para a Assembleia Legislativa, se consagrou como o deputado mais bem votado, com mais de 194 mil votos. Em 2016, em sua primeira tentativa para a Prefeitura de Fortaleza, foi derrotado no segundo turno para Roberto Cláudio. Ele obteve 588.451 sufrágios no segundo turno. Em 2018 conseguiu se eleger o deputado federal com maior votação (303.593).

Petistas e pedetistas

Em 2020, em sua segunda tentativa para a Prefeitura d Fortaleza, foi derrotado, também no segundo turno, apesar dos 624.892 votos. Para o Governo do Estado, no ano passado, obteve o apoio de 1.649.213 eleitores, mas não conseguiu superar Elmano de Freitas, que foi eleito já no primeiro turno das eleições.

Em 2024, deve enfrentar um cenário menos propício à sua eleição, visto a polarização que está sendo aventada entre petistas e pedetistas, visto o racha que ocorreu no pleito do ano passado entre as duas agremiações. O PDT comanda a Prefeitura de Fortaleza, enquanto que o PT administra o Estado, e já entraram em campo em busca de aliados para a disputa de 2024 na Capital cearense.