Escolhido recentemente coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, Eduardo entra de licença por quatro meses. Foto: Reprodução/Instagram

O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) deve entrar de licença a partir do início de junho e quem deve assumir sua vaga na Câmara Federal é a vereadora de Fortaleza Enfermeira Ana Paula (PDT). Com a saída da pedetista dos quadros da Câmara Municipal, assume o suplente Evaldo Costa, sexto suplente do partido, que obteve 5.471 votos no pleito de 2020.

Enfermeira Ana Paula poderá assumir a vaga do colega na Câmara Federal visto a aprovação de emenda que modificou a Lei Orgânica do Município, permitindo a manutenção do cargo para vereador que assuma mandato em outra esfera do Legislativo.

Suplente

Atualmente, o vereador Guilherme Sampaio, do Partido dos Trabalhadores, está atuando na Assembleia Legislativa, na vaga de Fernando Santana (PT), visto o mecanismo recente. Aliás, o petista foi o primeiro a adotar essa medida. Candidata à deputada federal em 2022, Enfermeira Ana Paula obteve 49.411 votos e é a segunda suplente do PDT, atrás de Leônidas Cristino, que já está atuando na Câmara Federal, na vaga de Robério Monteiro, que atua no Governo Elmano de Freitas.

Já Evaldo Costa é o sexto suplente do PDT e deve assumir a vaga deixada por Ana Paula na Câmara Municipal. Ele está atrás de Carlos Mesquita, que assumiu titularidade na Casa; Iraguassu Filho e Didi Mangueira, que estão atuando na Câmara Municipal; John Monteiro e Marcel Girão, este último na gestão do prefeito Sarto.

Outra mudança que deve acontecer no período de licença do deputado Eduardo Bismarck diz respeito ao comando da Bancada Cearense no Congresso Nacional. De acordo com alguns parlamentares, o coordenador adjunto deve ser o também pedetista Mauro Filho.