Carmelo Neto também teceu críticas ao Governo do Estado pela falta de funcionamento de hospitais regionais. Foto: ALCE

Em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (04), o deputado Carmelo Neto (PL) anunciou ter feito denúncia junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, a OEA, contra a gestão do prefeito Sarto na Saúde. O parlamentar citou o fechamento de unidades de saúde como motivo para a ação e afirmou que a administração da Prefeitura de Fortaleza tem sido “um completo absurdo”.

“O prefeito fechou quatro emergências no Município e outra ele demoliu por completo. Temos um completo absurdo, uma má gestão, uma sequência de erros dentro de uma administração pública. O prefeito Sarto, de forma desastrosa, fechou emergências, permitiu a falta de insumos e permite um cenário de greve dos profissionais de saúde”, apontou.

Segundo ele, mais de 50% das emergências do Município  foram fechadas com autorização do prefeito Sarto. “Já entrei com ações populares e processos na Justiça, solicitando a reabertura dessas emergências, mas nada surtiu efeito”. O deputado destacou ainda que o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe se encontra com uma emergência equipada, mas não chegou a funcionar: “andares inteiros vazios”.

Em sua avaliação, o governador Elmano de Freitas é tão culpado quanto Sarto pelo colapso na saúde pública do Ceará e de Fortaleza e que o fato de as emergências dos hospitais regionais não funcionarem implica no deslocamento de pessoas do Interior para a Capital, ocasionando superlotação dos hospitais da Capital e aumento das filas de espera.

“Não quero ter que denunciar a gestão de Elmano à comissão da OEA, como tive que fazer com Sarto, mas se for necessário, farei”, ameaçou. O parlamentar participará, nesta sexta-feira (05), de audiência no Senado Federal para debater o tema. A solicitação foi feita pelo senador cearense Eduardo Girão (NOVO-CE).