A sessão solene, requerida pelo deputado Stuart Castro (Avante) com coautoria do deputado Cláudio Pinho (PDT) e da deputada Dra. Silvana (PL) / Foto: Dário Gabriel / ALECE

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, nesta segunda-feira (22/05), os procuradores do Estado do Ceará durante sessão solene no Plenário 13 de Maio. O evento fez referência ao Dia Estadual do Procurador do Estado, celebrado em 30 de março.

A sessão solene, requerida pelo deputado Stuart Castro (Avante) com coautoria do deputado Cláudio Pinho (PDT) e da deputada Dra. Silvana (PL), homenageou 20 procuradores pela atuação na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Presidindo a sessão, o deputado Stuart Castro parabenizou o trabalho dos procuradores e procuradoras e a contribuição para o engrandecimento da PGE e do Ceará ao longo dos anos.

Ele afirmou que os servidores lutam pela preservação da legalidade e moralidade públicas, defendendo os interesses do estado e da população com competência e zelo. O parlamentar parabenizou os diversos procuradores que fazem parte da história da PGE.

O deputado Cláudio Pinho apontou a importância da PGE e dos procuradores, que têm papel fundamental na defesa do estado, avaliando que muitas vezes não são enxergados na missão realizada. Ele comentou ainda o apoio ao reconhecimento do trabalho e à valorização da categoria.

DEFESA DO ESTADO E DA POPULAÇÃO

Rafael Machado Moraes, Procurador-Geral do Estado, afirmou que, atualmente, o Ceará tem 92 procuradores em atividade, que atuam em diferentes frentes do serviço público. Ele parabenizou todos os procuradores e reiterou a relevância do trabalho de cada um que abraçou a advocacia pública, contribuindo diariamente para o papel institucional da PGE.

“Para onde quer que olhemos, de forma transversal, se veem sinais sólidos e consistentes da atuação dos procuradores do Estado do Ceará”, disse ao elencar diversas iniciativas e políticas públicas do Estado e defender o fortalecimento institucional do órgão.

Segundo ele, cada vez que os procuradores defendem o Estado estão defendendo, acima de tudo, o povo e seus interesses, preservando a probidade administrativa e os recursos públicos.

Procuradora Antônia Camily Gomes Cruz aponta importância de fortalecimento da PGE / Foto: Dário Gabriel/ ALECE

A procuradora Antônia Camily Gomes Cruz, primeira mulher a assumir a Procuradoria-Geral do Estado (em 2021), reiterou a importância da PGE, dos procuradores e do fortalecimento da instituição e seus servidores. Ela defendeu ainda a necessidade de, cada vez mais, difundir o trabalho da PGE junto à população.

Citando homenageadas da solene já falecidas, ela comentou que as quatro procuradoras deixaram muitas sementes na instituição por meio do trabalho realizado.

HOMENAGENS

Em nome dos homenageados, o procurador João Régis Nogueira Matias agradeceu a iniciativa e relembrou sua trajetória, de estagiário do órgão ao ingresso na PGE como procurador em 1995.

Ele afirmou que, ao longo dos anos, teve a oportunidade de trabalhar com diversos procuradores abnegadas e com o brilho nos olhos para servir a população e defender os interesses do Estado.

Foram homenageados durante a solene Antônia Camily Gomes Cruz, Caroline Moreira Gondim, Carlos Otávio de Arruda Bezerra, César Oliveira de Barros Leal, Damião Soares Tenório, Fernando Antônio Teixeira Távora, luri Chagas de Carvalho, João Régis Nogueira Matias, João Renato Banhos Cordeiro, Maria José Fontenelle Barreira Araújo, Rafael Machado Moraes, Stélio Lopes Mendonça Júnior, Dimas Macêdo, Daniel Quintas dos Santos Colares, Eduardo Menescal e Emanuela dos Santos Silva.

Também foram homenageadas, representadas por familiares, Kysia Karyne de Oliveira Costa (in memoriam), Roberta Aline Ferreira de Lima (in memoriam), Cláudia Maria Martins de Saboya (in memoriam) e Regina Maria Barbosa Proença (in memoriam).

Fonte: ALECE