Na avaliação da vereadora Adriana Almeida (PT), em 100 dias da gestões petistas percebe-se feitos que não foram observados nos quatro anos de Governo Bolsonaro. Foto: CMFor

Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Fortaleza, alguns vereadores destacaram as ações que foram implantadas durante os 100 dias das gestões do presidente Lula e do governador do Ceará Elmano de Freitas. Os parlamentares apontaram medidas no combate à fome, mutirão de cirurgias eletivas e investimentos em Educação.

Na avaliação da vereadora Adriana Almeida (PT), em 100 dias da gestões petistas percebe-se feitos que não foram observados nos quatro anos de Governo Bolsonaro. Segundo ela, o presidente Lula já teria realizado um terço daquilo que foi proposto durante a campanha. “Podemos dizer que o Brasil voltou a sorrir”.

Dentre as medidas elencadas por Almeida estão o retorno do Minha Casa, Minha Vida, foco na educação e proteção do meio ambiente, ampliação do Bolsa Família e valorização da arte e cultura. “Voltamos a ser um País democrático, que é respeitado mundialmente. Voltou a fortalecer a luta das mulheres, a construir um País mais justo e igualitário. Passou  a incentivar a ciência e os pesquisadores, a Saúde com o programa Mais Médicos. Nesses 100 dias o Brasil voltou a sorrir”.

Na gestão Elmano de Freitas, ela citou o program Ceará Sem Fome, que tem como meta atender a 4,8 milhões de cearenses, além do mutirão de cirurgias eletivas, que prevê tirar mais de 60 mil pessoas  de espera, ampliação das escolas em tempo integral, reajuste para os professores, pagamento dos precatórios do Fundef e convocação dos aprovados no concurso da Funsaúde, o que só aconteceu depois da pressão da oposição.

100 dias

Ronivaldo Mais (sem partido) apontou com feito de Lula “barrar um golpe no País”. “Nesses 100 dias retomamos os programas sociais, mas não da boca pra fora. Trouxe o Minha Casa, Minha Vida, voltando a assegurar investimentos em moradia, tratou da retomada do Mais Médicos e o Bolsa Família, pagando R$ 150 a mais por criança. São 100 dias de amor, respeito e direitos”.

Dr. Vicente (PT) foi no mesmo sentido, apontando que Lula venceu as eleições de 2022 apesar de todo tipo de ação do Governo anterior para barrar o sucesso nas urnas. Ele apontou compra de votos na gestão Bolsonaro, uso da máquina e cooptação do eleitorado. “Mas o Lula chegou e ganhou eleição com mais de 2 milhões de votos. E isso é a democracia, temos que respeitar a democracia”, disse.