O diretório do PT de fortaleza é comandado pelo vereador Guilherme Sampaio, hoje ocupando uma vaga de deputado estadual, onde deverá permanecer por mais alguns meses.  Foto: Câmara Municipal.

A executiva nacional do Partido dos Trabalhadores,  decidiu prorrogar os mandatos de todos os dirigentes dos diretórios estaduais e municipais. O comando do partido não quer disputa interna, pelo menos neste primeiro ano do governo do presidente Lula. No Ceará, a prorrogação dos mandatos dos atuais dirigentes petistas frustra as pretensões do ex-governador Camilo Santana, que estava utilizando-se de várias pessoas para filiar o maior número de eleitores no PT de Fortaleza, com o objetivo de ter influência no comando municipal da sigla no momento da escolha do candidato a prefeito de fortaleza, no próximo ano.

O diretório do PT de fortaleza é comandado pelo vereador Guilherme Sampaio, hoje ocupando uma vaga de deputado estadual, onde deverá permanecer por mais alguns meses. Guilherme é aliado de Luizianne Lins, a maior expressão do partido na capital cearense e com disposição de disputar novamente a Prefeitura de Fortaleza. Camilo e Luizianne não se entendem, politicamente. Camilo tem compromisso de apoiar uma pretensa candidatura a prefeito do deputado Evandro leitão, hoje filiado ao PDT, fazendo parte do grupo dissidente. Evandro teria também o compromisso do governador Elmano de apoiá-lo na disputa pela prefeitura de fortaleza, porém, o articulador político do governo, o jornalista Waldemir Catanho, é a pessoa mais ligada à deputada Luizianne Lins, sendo considerado o seu lugar-tenente, tem trabalhado para o fortalecimento da liderança de Luizianne no diretório municipal da Capital.

O PT terá candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza e Luizianne será a peça mais importante na escolha do nome. Sem o aval dela ninguém será candidato do PT à prefeitura de fortaleza. O vereador no exercício do mandato de deputado estadual, Guilherme Sampaio, está fazendo uma convocação das lideranças municipais do PT de Fortaleza, para iniciarem as discussões sobre as eleições do próximo ano.