Sessão solene em homenagem ao 297 anos de fundação da cidade de Fortaleza / Foto: Junior Pio / ALECE

Os 297 anos de fundação da cidade de Fortaleza foram celebrados na manhã desta segunda-feira (24/04) em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Responsável pelo requerimento da solenidade, o deputado Antônio Henrique (PDT) salientou que o objetivo do evento era, principalmente, homenagear o cidadão fortalezense. “Estamos aqui para celebrar a nossa Capital, mas principalmente os seus habitantes. Minha história com Fortaleza teve início na infância, quando eu e minha família chegamos do interior do Rio Grande do Norte como tantas famílias que vieram para a capital do Ceará em busca de uma vida melhor”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, a cidade tem enorme potencial para gerar bem-estar e 2,700 milhões moradores que pulsam nos 121 bairros, contribuindo com seu trabalho para o desenvolvimento de Fortaleza. “E é para o cidadão de Fortaleza que presto essa homenagem. Parabéns a todos vocês por escrever essa história há 297 anos”, declarou.

O deputado Queiroz filho (PDT), por sua vez, enalteceu a contribuição dos homenageados na solenidade para o desenvolvimento de Fortaleza. “Sei que ao homenagear a Dalila (Saldanha de Freitas), estamos estendendo a todos os servidores da Secretaria de Educação pelo brilhante time que formam”, assinalou. O parlamentar citou ainda Socorro França pelo brilhantismo em tudo que se propõe a fazer, entre outros homenageados. “Saibam que vocês são personalidades muito importantes para todos nós”, afirmou.

Para o deputado Cláudio Pinho (PDT), é dever dos homens públicos trabalhar para que Fortaleza seja cada vez melhor e a população se sinta contemplada pelos serviços públicos. “Temos uma cidade pujante, cheia de contradições e cabe a nós buscar trabalhar para que ela seja melhor e a população se sinta contemplada pelos serviços públicos”, pontuou. O parlamentar disse homenagear a todos os fortalezenses “nessas pessoas que representam vários segmentos da nossa cidade e que buscam diariamente formas de fazer nossa capital crescer e seu cidadão sorrir”.

O presidente da Câmara de Fortaleza, Gardel Rolim, enalteceu a história de cada um dos homenageados e dedicou a Fortaleza todas as suas conquistas. “Foi aqui que cursei uma universidade, entrei num hospital como profissional, me casei, meus dois filhos nasceram aqui e minha filha nascerá na próxima semana, ganhei a honra de representar o povo no Parlamento municipal e presidi-lo”, afirmou.

De cordo com o vereador, Fortaleza é uma das cidades do Nordeste mais buscadas pelos turistas, com o maior PIB da Região. “É a que mais gera emprego, com maior orçamento público, mas tem problemas e desafios, com desigualdades, que precisam da nossa dedicação para que tenhamos uma cidade mais justa e fraterna. Isso me move diariamente”, reconheceu.

Vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista /Foto: Junior Pio / ALECE

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, que representou o prefeito José Sarto na solenidade, agradeceu em nome dos homenageados. “Cada ser humano busca um lugar no mundo e Fortaleza representa esse acolhimento. É aqui que a gente faz amigos e busca que o espaço público seja de todos. Uma cidade que aceita a diversidade. Temos uma cidade construída com pedra, sol, sal, areia, força, vontade e desejo de mudar a realidade e pensar nas próximas gerações. Um mosaico de coração e mentes”, classificou.

Na oportunidade, foram homenageados a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha; a secretária de Direitos Humanos do Estado, Socorro França; o vereador de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT); o secretário de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Adail Fontenele; o ex-prefeito de Fortaleza, Luiz Marques; o empresário Raimundo Oliveira Araújo (Raimundo dos Queijos), o funcionário público Raimundo Bezerra Firmo; o empresário Antônio Nidovando Pereira Pinheiro; e o prefeito de Fortaleza, José Sarto. 

Estiveram presentes ainda na solenidade a deputada dra. Silvana (PL) e a secretária da Regional IV de Fortaleza, Natália Rios.

 

Fonte: ALECE