Elmano conseguiu revogar uma lei do último período de Camilo Santana, para extinguir a Fundação de Saúde do Estado do Ceará Foto: Reprodução/ Facebook

Nos 100 primeiros dias do Governo Elmano de Freitas, o gabinete do governador, através da Casa Civil, pagou um total de R$ 4.190.235,84 (quatro milhões, cento e noventa mil, duzentos e trinta e cinco reais e oitenta quatro centavos), pela utilização de dois aviões que ficam à disposição do governador Elmano de Freitas.

O menor é um Kingair, pertencente a uma empresa cearense chamada Terral Taxi Aéreo Ltda, e a segunda aeronave é de grande porte, um Jato Turbinado, com capacidade para voos internacionais.

A empresa dona desse avião é a Executive Air Taxi Aéreo de Curitiva, Paraná. Só o governador praticamente utiliza os dois aviões. Todas as viagens de secretários estaduais, com alguma excepcionalidade, são feitas em voos comerciais como mostram as portarias assinadas pelo chefe da Casa Civil, onde lá está estabelecido o número de diárias e ajuda de custo para gasto pessoal do secretário e mais a passagem aérea. Há suspeita de que o avião esteja sendo utilizado por pessoas alheias ao Poder Executivo, principalmente o ministro da Educação Camilo Santana e a senadora-suplente Augusta Brito.

Camilo pode requisitar um avião da Força Aérea para suas viagens, inclusive para o Ceará, mas para fazer a requisição precisa apresentar uma justificativa. A senadora não tem esse privilégio, embora tenha uma verba parta quatro viagens por mês para o seu Estado. Nos gastos do seu gabinete não tem essa despesas com tantas viagens para o Ceará, no entanto todo o final de semana ela está por aqui e aparecendo em fotos ao lado do governador Elmano, inclusive em viagens pelo Interior. Se eliminarmos os fins de semana, quando o governador Elmano não tem razão de estar em Brasília, assim como os feriados que aconteceram de primeiro de janeiro até hoje, incluindo Carnaval e Semana Santa, o governador só teve 70 dias úteis para fazer viagens para fora do Ceará utilizando as duas aeronaves. No entanto, também, não há registro oficial de viagens do governador, pois quando elas acontecem, sai uma portaria do Chefe da Casa Civil em que é estabelecido o valor das diárias e ajuda de custo para a permanência do governador fora do Estado.

Nos primeiros 100 dias de Governo, Elmano de Freitas não teve tempo de receber, em audiência particular, no seu gabinete no Palácio da Abolição nenhum dos deputados estaduais que foram a sua base de apoio na Assembleia. Já há sinais de inquietação. Os deputados são recebidos pelo secretário de Articulação Política, Waldemir Catanho, que tem tem prometido que Elmano começará a receber os deputados a partir de seu retorno da viagem à China, na comitiva do presidente Lula, a partir de amanhã.

Administrativamente, os primeiros 100 dias do Governo Elmano de Freitas deixou muito a desejar. O governador revogou duas leis de suas próprias iniciativas, dando demonstração de falta de organização e equilíbrio da administração. O governador ainda não conseguiu reduzir, mesmo que minimamente, o número de cearenses que vivem em situação de miséria e até sem condição para uma alimentação mínima diária.

O governador ainda não conseguiu deslanchar o programa anunciado para ter início de imediato, que foi a redução das filas de cirúrgias eletivas, embora esteja autorizado a executá-lo desde fevereiro passado. Elmano conseguiu revogar uma lei do último período de Camilo Santana, para extinguir a Fundação de Saúde do Estado do Ceará. Enfim, o Governo Elmano, nos seus primeiros 100 dias está passando a ideia de que não teremos um futuro promissor para o Estado, nos quatro anos do seu Governo. Políticos, e especialmente as lideranças empresariais e de outros importantes segmentos da sociedade cearense precisam acender o sinal de alerta, sob pena de ao fim deste Governo nós termos retrocessos como aqueles que foram rompidos por Tasso Jereissati, ao ser eleito governador pela primeira vez em 1986.