O vereador tem visitado unidades de saúde de Fortaleza para fiscalizar o funcionamento do setor. Foto: CMFor

O vereador Danilo Lopes (Avante) tem visitado postos de saúde de Fortaleza e, segundo tem se posicionado, encontrado situações precárias para pacientes e, principalmente, servidores da área. Segundo informou, a situação atual pode culminar em uma greve na atenção primária.

“O Sarto consegue fazer que tudo ocorra em determinadas secretarias e aquela que ele poderia ter vínculo, que é a saúde, nada acontece. Dr. João (Borges, secretário de Saúde), eu não faço politicagem, faço política. O senhor está entrando agora e vai enfrentar uma greve da atenção primária”, disse.

Ainda de acordo com Lopes, os funcionários da área tinham o benefício de 8 horas para a educação permanente, ainda na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, o que começou a ser revisto no Governo Sarto. Segundo informou, o Ministério Público entendeu que era necessário revogar essa medida e cumprir a Lei. No entanto, ele argumenta que a instituição não sabe que o atraso salarial continuou.

Semi-escravidão

“Para se ter uma ideia, falta água para beber para os servidores dos postos de saúde. O funcionário está sujeito a arma na cara, como já aconteceu. Então, está quase em um regime de semi-escravidão do servidor da atenção primária na Saúde de Fortaleza. Não existe concurso público há 17 anos. Vou fazer uma petição ao Ministério Público para que o piso salarial seja cumprido”, defendeu.

Na quarta-feira (22), a comissão de Saúde recebeu o secretário João Borges e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para a prestação de contas do último quadrimestre de 2022. Ao final de cada tema abordado, os parlamentares puderam aprofundar mais as discussões, sugerindo melhorias. O vereador Márcio Martins (sem partido) afirmou que a Casa deve pedir desculpas à pasta e seu time pelos embates que ocorreram durante a reunião.