Antônio Henrique disse que vai acompanhar as demandas dos aprovados no concurso. Foto: ALCE

Deputados de oposição ao Governo Elmano subiram à tribuna do Plenário 13 de Maio e cobraram a convocação imediata dos aprovados no último concurso da Funsaúde de 2021. Eles também criticaram a possibilidade de o Governo do Estado de contratar uma cooperativa de enfermeiros, no valor total de R$ 16 milhões.

Uma comissão de aprovados no certame esteve presente na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (15) e apresentou uma série de demandas dos aprovados. De acordo com o deputado Antônio Henrique (PDT), o concurso ocorreu em outubro de 2021, depois da inscrição de cerca de 170 mil pessoas, de todo o Brasil. O resultado saiu em janeiro de 2022 e a homologação no dia 14 de março do mesmo ano.

“Foram aprovadas 15 mil pessoas, mas 8916 eram para o cadastro de reserva e 6084 deveriam ter sido chamadas de imediata, e até hoje o Estado convocou apenas 684”, disse o pedetista. “O que está acontecendo? O Governo do Estado não tem dinheiro para contratar os profissionais? Acho que não é verdade, porque ouvimos que o Estado está contratando uma cooperativa para contratar enfermeiros no valor de R$ 16 milhões”.

Ainda de acordo com Henrique, já que existe um concurso em vigência, os profissionais da saúde deveria ter sido convocados. “Por que não convocar? Aí estamos vendo a situação de alguns hospitais superlotados, talvez por falta de profissionais, sendo que tivemos um concurso para contratar esses profissionais”.

Cabide de emprego

Ele afirmou que vai acompanhar de perto a situação dos aprovados no concurso e usar todos os recursos para dar uma resposta àqueles que não foram convocados. Sargento Reginauro (UB) corroborou com Antônio Henrique e solicotu mais empenho por parte do Ministério Público para acompanhar o processo.

“Não podemos imaginar o Governo agindo dessa forma, desrespeitando o entendimento jurídico apenas para acomodar aliados”, disse Reginauro. Na avaliação dele, a contratação de uma Organização Social seria para “cabide de emprego e mais aglomeração de aliados”. “Por que fazer concurso? Por que fazer promessas e mexer com o sonho das pessoas? Mais respeito com esses profissionais”.