Deputado José Guimarães é o petista cearense mais importante no Governo Lula, mas está aquém dos baianos e piauiense. Precisa ser cobrado e ajudado

O presidente Lula inicia nesta terça-feira (14), pelo Estado da Bahia, sua primeira viagem ao Nordeste Brasileiro neste seu terceiro mandato presidencial. Na quarta-feira (15), o presidente estará em Sergipe. Na Bahia, terra do seu ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador daquele Estado, e do líder do Governo no Senado, o senador Jaques Wagner, Lula relança o programa Minha Casa, Minha Vida. Evidente que a ida de Lula a Sergipe é para prestigiar o senador Rogério Carvalho, seu correligionário petista, e lá o presidente anuncia um projeto de recuperação de rodovias federais. Politicamente, para os aliados, uma visita presidencial tem um significado muito importante, superando até mesmo o que de concreto em termos de obras públicas possa ser levado pelo presidente.

Da relação de Lula com os dois citados políticos da Bahia, já havíamos comentado neste espaço. De Wellington Dias, senador e ex-governador do Piauí, idem. Reconhecemos que o deputado federal cearense José Guimarães, líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, está entre os três mais importantes petistas nordestinos na era Lula. Mas ele está aquém de Rui Costa, Jaques Wagner e Wellington Dias. E isto aqui registramos, não para diminuí-lo, mas para chamar a atenção dos cearenses para os prejuízos que o Ceará poderá sofrer em relação à aceleração do desenvolvimento dos dois estados por estes representados no Governo Federal. E a questão não é querer que só o Ceará cresça, mas que ele também seja ajudado a desenvolver as suas potencialidades e avance no caminha da redução das desigualdades. Todos os estados nordestinos precisam ser olhado diferentemente dos demais pelo Poder Central.

Wellington Dias é líder no Piauí. Tem razões para carrear o máximo de benefícios federais para o seu Estado, onde poderá destruir, no todo ou em parte, o patrimônio eleitoral construído pelo senador e ex-ministro do Governo Bolsonaro, Ciro Nogueira. O Piauí já suplantou o Ceará na expansão do seu projeto de energia limpa. Lá está o maior parque de energia eólica da América Latina, e ainda fazendo grandes investimos para sua expansão, incluindo investimentos privados como o da Enel, de aproximadamente R$ 2 bilhões. E foi no Governo do senador e ministro Welington Dias que a Ação Civil Originária, proposta pelo Governo do Piauí no Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto de 2011, pedindo a anexação de terras ocupadas por vários municípios cearenses na Região da Ibiapaba à área territorial do vizinho Estado, mais avançou. Hoje o processo está dependendo da conclusão da perícia em execução pelo Exército brasileiro, por determinação da ministra Carmem Lúcia.

O deputado federal José Guimarães, pode conseguir alguma coisa importante do Governo Federal para o Ceará. Mas ele precisará ser cobrado pelos setores políticos e representantes da sociedade civil. Os seus companheiros de PT, até mesmo o governador Elmano de Freitas, não têm força suficiente para leva-lo a fazer frente ou competir na busca de ajuda para o Ceará, com os petistas Jaques Wagner, senador e os ministros Wellington Dias e Rui Costa. Camilo Santana, o senador petista cearense e ministro da Educação conseguiu um emprego e não é reconhecido como líder pelos petistas, mas como liderado do senador pedetista Cid Gomes, sem qualquer espaço do atual Governo Federal.

São várias as obras federais encalhadas no Ceará. Lula prometeu, na campanha, atender a três ou quatro pedidos dos governadores, logo no início do seu Governo, para, em atendendo os governadores, dar início aos investimentos federais nos estados. O que Elmano apresentou como prioridade em termos de infraestrutura para alavancar a sua administração? A continuidade das obras do Cinturão das Águas? O aceleramento da construção da ferrovia Norte/Sul? Pediu recursos financeiros para concluir e fazer funcionar o Hospital da UECE que campanha eleitoral se dizia que seria concluído em dezembro passado e hoje está no esquecimento? Quais as prioridades levadas a Lula?

Veja o comentário do Jornalista Edison Silva: