O prefeito Sarto ao lado de vereadores de Fortaleza, durante lançamento do Plano Diretor Participativo. Foto: Divulgação

Depois do lançamento do processo participativo da revisão do Plano Diretor de Fortaleza, em ato realizado no teatro São José, na noite da última segunda-feira (23), a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) reclamou da falta de transparência e participação popular na construção do documento. Vice-líder do Governo, o vereador Did Mangueira (PDT) afirmou que o debate com a população se dará durante todo o ano, e contará com a condução dos 12 secretários regionais.

Na avaliação da parlamentar, o Plano Diretor é participativo porque há uma obrigatoriedade da Lei para isso. Em sua avaliação diversos movimentos devem participar das discussões para o projeto, que debaterá os rumos da cidade pelos próximos dez anos. “O Plano Diretor diz para onde a cidade deve crescer, onde não tem estrutura de escola, creche, praça, onde precisa ter geração de emprego e renda. Ele é um plano super integrado, que deve pautar a organização do orçamento público”, explicou.

Ainda segundo disse, os vereadores pouco discutiram o Plano Diretor de 2009 para pensar o orçamento da cidade.  Segundo disse, os movimentos sociais só souberam do debate nos fóruns territoriais no fim da tarde da última segunda-feira, sendo que os quatro fóruns já começaram nesta terça-feira (24).

“Não houve mobilização devida para que a população participe dos fóruns. Como vão se organizar no período da noite para estar no forum se não foram avisadas de maneira antecipada? Não tem um carro de som divulgando, não tem um portal de divulgação democrática, não tem no instagram da Prefeitura, no whatsapp, em canto nenhum. Tem um site que não foi sequer atualizado”, apontou Adriana.

“Mobilização popular é porta a porta, contratar mobilizador, convidar agentes de cidadania que já estão eleitos para divulgar e nada disso está acontecendo. O prefeito colocou na mão do secretário de regional para divulgar os fóruns. A gente vai cobrar que essa mobilização aconteça, são 39 territórios” – (Adriana Nossa Cara)

Em resposta, o vice-líder Didi Mangueira afirmou que os seis eixos  e o calendário dos fóruns foram apresentados pelo prefeito Sarto, no encontro realizado com os vereadores de Fortaleza. “Os secretários regionais estão convidando todas as lideranças comunitárias, entidades de classe, associações para se fazerem presentes no debate do Plano, de fevereiro a dezembro”.

Ainda de acordo com ele, os vereadores também vão discutir o projeto em suas bases e depois, quando a matéria for encaminhada para a Câmara Municipal, haverá mais debate sobre o documento. “Quer mais discussão do que isso?”, questionou.