Neófita na política, Gabriella Aguiar contou com o apoio da mãe prefeita, do pai presidente partidário e do irmão deputado federal. Foto: Reprodução/Instagram

A Assembleia Legislativa do Ceará retorna suas atividades nesta semana, com a posse dos 46 deputados eleitos em outubro do ano passado e eleição da nova Mesa Diretora da Casa, na quarta-feira (1º). A Casa retoma os trabalhos da próxima Legislatura com metade de novatos no parlamento estadual. A maioria deles, porém, tem algum histórico político ou político-familiar.

Entre os novatos no Legislativo Estadual estão cinco ex-vereadores de Fortaleza, dentre eles Carmelo Neto, do PL, que foi o deputado estadual mais votado do pleito passado, com 118.603 votos. Somam-se a ele Larissa Gaspar, do PT, Antônio Henrique (PDT), que presidiu o Legislativo da Capital cearense até o ano passado, e Sargento Reginauro (UB).

Marta Gonçalves (PL) também foi vereadora de Fortaleza até 2020 e coordenou as políticas sobre Drogas na Capital cearense. No entanto, sua eleição se deu pelo apoio do marido, o prefeito do Eusébio Acilon Gonçalves, e do filho, Bruno Gonçalves, chefe do Executivo de Aquiraz. Outro novato do PL é Pastor Alcides Fernandes, pai do deputado federal André Fernandes, que apostou na eleição de um familiar no pleito do ano passado.

Gabriella Aguiar, do PSD, também é neófita na Casa e contou com o apoio do pai, Domingos Filho,  presidente estadual da sigla, da mãe, a prefeita de Tauá. Patrícia Aguiar,  do irmão, o deputado federal Domingos Neto. O PDT elegeu 13 deputados, a maioria, porém de veteranos na Casa. Além de Antônio Henrique, os novatos são Cláudio Pinho, que foi secretário do Governo Sarto e ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, e Lia Gomes, irmã de Ciro e Cid Gomes.

No União Brasil, os outros novatos são os empresários Felipe Mota, Oscar Rodrigues, pai do deputado federal Moses Rodrigues, e  Firmo Camurça, ex-prefeito de Maracanaú. Os dois possuem ligações políticas com o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Dos oito nomes do Partido dos Trabalhadores, cinco estarão pela primeira vez no Legislativo Estadual. Além de Larissa Gaspar, são petistas neófitos na Casa: De Assis Diniz (ex-secretário do Desenvolvimento Agrário), Jô Farias, primeira-dama de Horizonte; Juliana Lucena (PT), filha do prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena; e Missias do MST, que contou com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

Irmão

Luana Ribeiro é o único nome do Cidadania na Casa Legislativa. Ela é primeira-dama do Município de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ex-vereadora e ex-secretária Municipal de Caucaia, Emília Pessoa é a representante do PSDB no Legislativo Estadual. Alysson Aguiar representará o PCdoB na Assembleia. Ele é irmão do ex-prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, e contou com o apoio da ex-deputada e suplente de senadora Augusta Brito (PT), sua cunhada.

Vereador de Maracanaú, Lucinildo Frota representa o PMN, enquanto que o empresário Stuart Castro é o único nome do Avante no Legislativo Estadual. Ele é casado com a vereadora de Mulungu, Lyziane Bitar.

Veja quem são os novatos na Assembleia Legislativa:

Carmelo Neto (PL)

Marta Gonçalves (PL)

Gabriella Aguiar (PSD)

Cláudio Pinho (PDT)

Pr. Alcides Fernandes (PL)

Antonio Henrique (PDT)

Lia Gomes (PDT)

De Assis Diniz (PT)

Firmo Camurça (União Brasil)

Alysson Aguiar (PCdoB)

Dr. Oscar Rodrigues (União Brasil)

Luana Ribeiro (Cidadania)

Jô Farias (PT)

Juliana Lucena (PT)

Missias do MST (PT)

Sargento Reginauro (União Brasil)

Larissa Gaspar (PT)

Felipe Mota (União Brasil)

Emilia Pessoa (PSDB)

Lucinildo Frota (PMN)

Stuart Castro (Avante)