Zezinho avaliou que eleição foi positiva para o PP do Brasil e Ceará. Foto: Miguel Martins

Liderança regional dos Progressistas, o deputado Zezinho Albuquerque afirmou ao Blog do Edison Silva que o suplente Almir Bié (PP) deve assumir vaga na Assembleia Legislativa já no início da próxima Legislatura. O parlamentar, que já foi secretário de Cidades na gestão Camilo Santana, não confirmou a possibilidade de retornar para o Executivo no Governo de Elmano de Freitas, mas destacou que quer contribuir com a próxima administração.

Questionado sobre o avanço do PP no pleito deste ano, Zezinho salientou que a sigla passou de 38 deputados federais eleitos em 2018 para 47 em 2022, tendo no Ceará eleito AJ Albuquerque para o Congresso Nacional e três deputados estaduais, que saão ele, João Jaime e Leonardo Pinheiro.

No entanto, durante a entrevista salientou que Almir Bié, primeiro suplente com pouco mais de 35 mil votos, deve assumir já no início da próxima Legislatura. Zezinho tem sinalizado interesse de retornar ao Governo do Estado, mas destaca que a decisão cabe ao governador eleito Elmano de Freitas, que está aguardando a consolidação dos indicados para o ministério do presidente eleito Lula para, em seguida, apresentar seus quadros.

“Ajudamos a eleger o Elmano, votamos no Camilo e no Lula para presidente da República. Vamos trabalhar para que o Elmano faça um bom Governo, assim como o Lula.  Não tive oportunidade de conversar como o Elmano se o PP poderá participar e ajudar. Esse momento é do governador, mas se a gente puder contribuir, muito bem. Se não, vamos ficar na Assembleia, ajudando da melhor maneira”, apontou.

Questionado sobre o ingresso do suplente já no início da Legislatura, Zezinho afirmou que isso pode ser feito através de “rodízio” entre os deputados eleitos, para que Almir Bié assuma durante todo o período legislativo, visto ter sido esse o compromisso da legenda. “Temos o compromisso de cada um tirar uns quatro meses por ano para manter o primeiro suplente sempre aqui na Casa”.

“Não conversamos ainda com o governador Elmano. Ainda estamos na transição e ele certamente irá chamar todos os aliados, principalmente o PT que participou de todos os momentos em que estava se definindo a candidatura” – (Zezinho Albuquerque)