Dimas Barreira é natural da cidade de Campos do Jordão, interior de São Paulo. Foto: Júnior Pio/ALCE

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Humberto Silva Barreira, recebeu, na manhã desta sexta-feira (16/12), o Título de Cidadã Cearense da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A solenidade, que atende requerimento do presidente do Legislativo, deputado Evandro Leitão (PDT), aconteceu no Plenário 13 de Maio da Alece.

Ele recebeU a honraria por meio da Lei Estadual nº 18.228/22 . O deputado João Jaime (PP), que presidiu a solenidade, afirmou que Dimas Barreira tem um papel de destaque e importância para o sistema de ônibus coletivos do Ceará. O parlamentar apontou inovações e avanços no transporte urbano, na atual gestão do Sindiônibus, como os corredores exclusivos de ônibus em Fortaleza, implantação de ar-condicionado nos veículos, entre outros.

“Tudo isso é fruto de uma dedicação que o Dimas tem ao setor. E isso é reconhecido por todos que fazem parte desse sistema, tanto dos empresários, como da Prefeitura de Fortaleza, na atual gestão e em anteriores. Todos sabem como ele encara tudo isso, sempre com uma mentalidade inovadora, com o objetivo de beneficiar a população. O grande beneficiário de todo esse trabalho é o usuário”, avaliou João Jaime.

Dimas Barreira agradeceu ao título recebido e afirmou que este dia estabelece um marco muito forte em sua vida, em vista a sua ligação forte com o estado do Ceará. O empresário destacou sua trajetória até mudar-se com a família para o estado, há exatos 18 anos, em dezembro de 2004. Segundo ele, a identificação com o Ceará foi muito forte, desde de suas primeiras vindas ao estado, antes de estabelecer aqui sua morada. “Desde então eu já amava a cidade, amava as pessoas e seu jeito de ser: acolhedor, espirituoso, bem humorado, e ordeiro, tudo na medida. Encontrei nos cearenses características que eu prezo muito nas pessoas: um povo corajoso e equilibrado. Um povo forte e comprometido com o trabalho e o bem-viver”, descreveu.

O gestor do Sindiônibus agradeceu ainda ao presidente Evandro Leitão pelo reconhecimento, assim como dos demais parlamentares que atenderam a indicação do título de forma unânime e à governadora Izolda Cela pela sanção da lei. Dimas Barreira agradeceu a confiança que recebe dos colegas empresários do transporte coletivo, que, segundo ele, a confiança em seu trabalho o projetou e foi relevante para guia-lo até esta honraria. “Agradeço a cada colega, a cada um da equipe da empresa São José e, claro, ao apoio da família e amigos que estiveram juntos nessa trajetória”, disse.

O presidente do Sindiônibus concluiu agradecendo ao povo cearense e reiterando sua “gratidão e carinho à Terra da Luz”. “Acabo de me tornar, muito orgulhosamente, um cabra da peste de papel passado, um nordestino por opção, nessa terra que tanto me deu, tanto me ensina e tanto me honra fazer parte”, afirmou.

Entre os participantes da solenidade estavam o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Ricardo Rocha; o presidente do Conselho Regional de Engenharia (CREA/CE), Emanuel Mota; o Presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Winston Leitão; o ex-deputado estadual Idemar Citó; o secretário do Meio Ambiente Artur Bruno; o presidente da Câmara de Dirigentes e Logistas (CDL), Francisco de Assis Cavalcante; e o senhor Antonio Ney, representando o senador Chiquinho Feitosa (PSDB-CE).

Fonte: ALCE