Os homens e mulheres diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral e que atuarão no Legislativo e Executivo a partir do próximo ano. Foto: Reprodução/Instagram

A diplomação dos 71 cearenses eleitos no pleito deste ano aconteceu no fim da tarde de sexta-feira (16), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE),  e contou com alguns pontos que devem ser levados em consideração. Durante a solenidade, a ausência do prefeito de Fortaleza e algumas manifestações públicas chamaram a atenção dos presentes.

O chefe do Poder Executivo da Capital cearense foi um dos convidados de honra e chegou a ser anunciado, mas não compareceu. Seu assento ficou vazio durante o evento. Mais cedo, durante almoço da governadora Izolda Cela com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Sarto esteve presente e sentou em mesa ao lado do senador diplomado Camilo Santana (PT), o também diplomado governador Elmano de Freitas (PT) e a própria Izolda.

O prefeito também participou de reunião com Elmano de Freitas, quando o governador convidou, oficialmente, o PDT para fazer parte do futuro Governo. Além de Sarto, participaram do encontro o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o presidente estadual da sigla André Figueiredo, o senador Cid Gomes, o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão.

Também chamou a atenção a manifestação do pai de Camilo, o ex-deputado Eudoro Santana, que acompanhou o filho durante o recebimento do diploma. Neste momento, Eudoro gritou “Viva a democracia” e foi aplaudido por muitos dos presentes. O ex-governador e agora senador diplomado se esquivou de questionamentos feitos pela imprensa local sobre a possibilidade de ser o nome indicado pelo presidente Lula como o próximo Ministro da Educação.

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT), porém, confirmou que Camilo será o próximo ministro da Educação e que Izolda Cela atuaria na Secretaria da Educação Básica, o que, segundo ele, deve ser confirmado no início da próxima semana. Após a solenidade, em entrevista coletiva, o governador Elmano de Freitas fez destaque sobre suas primeiras ações como chefe do Poder Executivo, a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

Prioridades

Elmano afirmou que a redução das filas de cirurgias eletivas é uma das prioridades dos 100 primeiros dias do próximo Governo, assim como o combate à fome entre os cearenses. Ele também pretende encaminhar para a Assembleia Legislativa proposta que versa sobre a implantação do passe livre metropolitano, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Além de Elmano de Freitas como governador, Jade Romero (MDB) vice e Camilo Santana senador, outros 22 deputados federais eleitos foram diplomados, assim como 46 parlamentares que atuarão na Assembleia Legislativa do Ceará.