O PDT se reuniu na noite de quinta-feira (15) para definir o tema que seria abordado na reunião com o governador Elmano. Foto: Reprodução/Instagram

O governador eleito Elmano de Freitas se reuniu, na manhã desta sexta-feira (16), com os membros do Partido Democrático Trabalhista (PDT), responsáveis por dialogar com o futuro chefe do Poder Executivo sobre o posicionamento da sigla ao próximo Governo, e convidou a legenda para fazer parte institucionalmente da próxima gestão. O grêmio, porém, não deu uma resposta de imediato e deve continuar o debate interno até a próxima semana, quando  fechará questão sobre o tema.

Durante as eleições deste ano, PT e PDT se distanciaram com a escolha de Roberto Cláudio para concorrer ao Governo do Estado. Os petistas lançaram o nome de Elmano, que venceu o pleito já no primeiro turno. De lá para cá o racha entre as duas siglas também se espalhou internamente entre pedetistas que apoiam o governador eleito e aqueles que seguem alinhados com o que defende o candidato derrotado.

Roberto Cláudio, inclusive, tem defendido um posicionamento de independência do PDT, visto que o partido saiu derrotado nas urnas para o PT. O próprio André Figueiredo já relatou ao Blog do Edison Silva que a legenda, caso fosse para a oposição, não atuaria de forma “raivosa”. Dentre os quatro nomes responsáveis pelo diálogo com Elmano, Cid Gomes é o mais entusiasta da manutenção da aliança entre petistas e pedetistas.

Convite

Após a reunião de hoje, o deputado federal André Figueiredo afirmou que o convite foi feito, mas a resposta ainda não foi dada. “Tivemos reunião com o governador eleito, ele fez o convite para que o partido faça parte institucionalmente do Governo. Estamos dando continuidade às nossas discussões internas. Até a próxima semana vamos responder a esse convite”, disse.

Ainda de acordo com ele, não foi discutido qualquer questão relacionada a cargos na gestão, visto que ainda há divergência dentro da sigla sobre participação ou não no Governo Elmano. O pedetista elogiou a postura de Elmano no debate desta sexta-feira e seu “espírito público” para fazer um bom Governo.