Não há qualquer sinal de insubordinação da parte dos derrotados no último pleito, como acontece no cenário nacional, que justifique tal medida da Justiça Eleitoral. Foto: Reprodução/ TSE

O TRE-CE entrega nesta sexta-feira (16/12) os diplomas dos eleitos no último mês de outubro para o Governo do Estado do Ceará, Senado, deputados federais e estaduais. É uma solenidade fechada. Um contrassenso. A diplomação um ato meramente dispensável, mas existindo, deve ser festivo, como sempre foram. É um momento especial para os eleitos, seus familiares e amigos.

Ademais, no Ceará, não há qualquer sinal de insubordinação da parte dos derrotados no último pleito, como acontece no cenário nacional, em relação ao presidente da República, que justifique tal medida da Justiça Eleitoral. Era muito bom que nenhum dos eleitos fosse a esse evento. Repito, ele é dispensável. A qualquer momento, qualquer dos eleitos pode ir ao setor competente da Justiça Eleitoral e, comprovando que é realmente o eleito, receber o tal diploma que apresentará no ato de sua posse na Assembleia Legislativa, no caso do governador eleito Elmano de Freitas, da vice-go0vernadora eleita Jade Romero e os 46 deputados estaduais, enquanto o senador eleito Camilo Santana e os 22 deputados federais eleitos apresentarão seus diplomas no Congresso Nacional. Repito. Era bom que os eleitos não fossem hoje a esse evento programado pela Justiça Eleitoral.