Acrísio Sena acredita que requalificação do Centro de Fortaleza fortaleceria o comércio e turismo na região. Foto: ALCE

Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Acrísio Sena (PT) propôs a criação de uma câmara especial, composta pelo Legislativo Estadual, Câmara Municipal e a Prefeitura de Fortaleza, para pensar a requalificação do Centro da Capital cearense. De acordo com o parlamentar, a medida melhoraria o fluxo de visitantes na região, fortalecendo o comércio e o turismo no local.

Para ele, a região possui um potencial, visto ser o local onde estão localizados importantes equipamentos culturais da cidade, como o Theatro José Alencar, Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar, igrejas histórias e outros. “Se considerarmos o centro estendido, que vai até o Centro Dragão do Mar, temos ali cerca de 90% dos equipamentos culturais da Cidade. Isso é de um potencial imenso”, destacou.

“Temos a segunda cidade mais procurada por turistas no Brasil. A cidade mudou e precisamos pensar no Centro com habitação, com moradia, cultura permanente. Temos que resgatar nossa memória, nossa história”, defendeu. Ele sugeriu, por exemplo, tirar os restaurantes do Mercado São Sebastião da parte interna do equipamento para criar uma autonomia do setor, que poderia funcionar em um horário diferente dos demais.

“Há 10 anos, quando era presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, criei o Fórum Viva Centro, e percebi como o potencial da área era subutilizado. Ao contrário de outras cidades – como Recife, Salvador, Buenos Aires, Londres etc. -, nosso Centro transforma-se num deserto à noite. É preciso reforçar não só o comércio, mas também os aspectos culturais e de habitação para que o Centro seja devidamente ocupado e valorizado”, afirmou.