Renato Roseno é presidente da comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Foto: ALCE

Em seu pronunciamento, na manhã desta quarta-feira (09), o deputado Renato Roseno (PSOL) destacou a realização da 5ª Semana Cada Vida Importa, que tem como objetivo discutir mecanismos para evitar a violência contra a juventude do Ceará. O parlamentar lembrou, ainda, a realização de audiência pública para tratar do tema, onde foi cobrado uma resposta do Estado diante a violência policial contra os jovens cearenses.

“Estamos lembrando aqueles que tiveram a morte física e também a morte jurídica. A audiência pública teve a presença da Anistia Internacional, de autoridades e das mães que clamam por justiça pelos seus filhos”, lembrou Renato Roseno. O encontro contou com a participação de mães que tiveram seus filhos mortos na chacina de Messejana, ocorrida há sete anos.

“Essas mulheres trazem a maior dor que alguém pode sentir. Eu quero dedicar meu respeito a elas e dizer que é difícil elas manterem suas vidas, muitas adoeceram ao longo dos anos”, pontuou.

Para ele, a “Semana Cada Vida Importa” é uma forma das mães desses jovens e da sociedade pedirem justiça pelo caso. “Essas mães querem uma resposta, a justiça pela morte dos seus filhos. Elas não querem vingança. Não é possível que a cada semana 11 adolescentes sejam assassinados e que boa parte da sociedade naturalize essas mortes com narrativas infundadas, tentando justificar com juízos injustos”.