Guilherme Landim quer que deputados sejam ouvidos e não somente a cúpula do partido. Foto: Blog do Edison Silva.

Enquanto a cúpula do PDT não define que posicionamento deve tomar em relação ao Governo de Elmano de Freitas (PT), o líder do partido na Assembleia Legislativa, o deputado Guilherme Landim já tem um ponto de vista sobre esse processo. Ele defende que os 13 parlamentares da agremiação sejam ouvidos sobre suas pretensões quanto à gestão petista. O pedetista é um dos entusiastas da aliança com a futura gestão.

O parlamentar afirmou ainda ao Blog do Edison Silva que os membros do partido na Assembleia não estão sendo ouvidos, e serão eles os afetados com uma decisão partidária. “Eu defendo que temos que escutar os parlamentares. Já que o que está sendo decidido é a posição do PDT aqui na Casa, os deputados precisam ser consultados”.

Atualmente, a divisão dos pedetista da Casa está bem clara. Dos 13 deputados do PDT eleitos, quatro deles têm maior alinhamento com o ex-prefeito de Fortaleza e candidato derrotado nas eleições ao Governo deste ano, Roberto Cláudio. São eles: Queiroz Filho, Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Lia Gomes e a este grupo se juntariam outros como o próprio Landim , Marcos Sobreira e Sérgio Aguiar, movidos por questões locais em suas bases eleitorais.

Por outro lado, outros pedetistas defendem proximidade com o Governo de Elmano de Freitas em prol da continuidade do projeto político iniciado em 2006 quando da eleição de Cid Gomes para governador do Estado. Apoiam a tese os deputados Salmito Filho, Romeu Aldigueri, Jeová Mota, Osmar Baquit e Evandro Leitão.

Pacificar

“Eu, particularmente, defendo que temos que pensar no futuro do Ceará. Esse projeto que vem sendo desenvolvido há anos foi iniciado pelo PDT com o PT e outras forças e foi continuado pelo PT, com Camilo, auxiliado pelo PDT. Temos mais convergências do que divergências. Tem que passar pelas instâncias naturais, mas temos que pensar no bem maior do Ceará, que é a continuidade do bom trabalho e bom projeto para a população”, destacou Landim.

O presidente nacional do PDT esteve em Fortaleza nos últimos dias para tentar reunificar e pacificar o partido.  Uma comissão foi criada para decidir os rumos do partido, formada por Roberto Cláudio, Cid Gomes, o prefeito Sarto e o presidente estadual da sigla, André Figueiredo. Ciro Gomes deve participar dando sua opinião sobre o processo..