Cid Gomes ao lado de deputados federais e estaduais durante sessão especial na Assembleia Legislativa. Foto: ALCE

O senador Cid Gomes (PDT) participou, na manhã desta sexta-feira (11), de sessão especial na Assembleia Legislativa onde foi discutido a destinação das emendas de bancada dos deputados federais e senadores do Ceará para o orçamento da União. Até então, o colegiado não havia entrado em um consenso sobre como os recursos da ordem de R$ 280 milhões deveriam ser destinados e para o parlamentar pedetista houve uma desvirtualização desse processo, que em sua avaliação, deve ser feita de forma conjunta e transparente.

“Na minha opinião, e vou procurar meios para que esse assunto venha para o meio da opinião pública, e não fique só entre situação contra oposição, senador contra deputado. Não se trata disso. O nome está dizendo, emenda de bancada. Ao longo dos últimos anos, a meu juízo, com todo respeito, individualizou-se a emenda de bancada”.

Para ele, esse modelo não está correto, visto que esses recursos deveriam ser destinados de forma coletiva. “A gente, dessa forma, pensa em projetos estruturantes para o Ceará. Não falo para o Governo ou prefeituras, não é isso O que defendo é que a bancada, neste momento, reúna-se, abre-se lá uma agenda para que qualquer cearense possa ir na bancada e dizer que situação vive”.

“Desvirtuaram a emenda de bancada, que virou 1,25 avos de 22 deputados e três senadores”, apontou. Segundo ele, dessa forma o Estado deixar de ter um projeto estruturante. Em sua avaliação, com os valor total de R$ 280 milhões poderia-se resolver problemas, por exemplo, da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Em sua avaliação, isso seria um ponto positivo visto a redução do orçamento para a Saúde no País.

“Esse assunto não pode ficar limitado a quatro paredes da Câmara ou Senado. Ele tem que ganhar o mundo para que a gente possa ver como é isso e cada um representar uma opinião”, defendeu. Segundo disse, o senador Tasso Jereissati (PSDB) é outro que defende a mesma tese. Cid, que está licenciado, participou da última reunião do colegiado e lá apresentou seu ponto de vista.

A sessão especial da manhã desta sexta-feira foi proposta pelo deputado estadual Guilherme Landim (PDT), que afirmou ao Blog do Edison Silva ter feito convite para todos os 25 representantes da Bancada Cearense. No entanto, além de Cid, só participaram os deputados federais Idilvan Alencar, Eduardo Bismarck e Leônidas Cristino, todos pedetistas.