Carmelo Neto foi o deputado estadual eleito mais bem votado do Ceará, com mais de 118 mil votos. Foto: Miguel Martins

Para o vereador Carmelo Neto (PL), que foi o deputado eleito mais votado nas eleições deste ano, afirmou que o bolsonarismo segue fortalecido no Ceará e no Brasil, apesar da derrotado do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o parlamentar, os embates na Assembleia Legislativa, com o Governo Elmano de Freitas, do PT, devem ser mais acirrados, visto o crescimento de quadros bolsonaristas na Casa e o fato de a próxima gestão, em sua avaliação, ser mais ideológica que a de Camilo Santana.

“Vamos fazer na Assembleia Legislativa um trabalho parecido ao que foi feito na oposição aqui na Câmara de Fortaleza, de fiscalização, de cobrar do Poder Executivo, até porque temos um governador com perfil diferente, por ser de uma ala mais radical do que o Camilo, um Governo talvez mais ideológico”, afirmou.

De acordo com ele, a tendência é que o enfrentamento seja maior com a apresentação de bandeiras conservadoras, visto o crescimento da direita no Legislativo cearense. “A bancada conservadora cresceu muito, foram mais de 58 milhões de votos ao presidente Bolsonaro e o PT teve seu pior desempenho no Nordeste desde 2002, com a primeira eleição do Lula”.

Em sua avaliação, apesar da derrota de Jair Bolsonaro, o presidente da República teve um crescimento de quase 20% entre o primeiro e segundo turno das eleições no Ceará, o Estado com maior crescimento percentual. “Infelizmente, por muito pouco, não deu para chegar lá. Mas é como o presidente disse: Nossos sonhos estão mais vivos. Ele vai exercer o papel de liderança. Estamos todos unidos, mais fortes do que estávamos e o trabalho vai ser ainda mais eficaz do que era, porque estamos maiores e nossa voz será mais ouvida”.