Projeto questionado iniciou tramitação na sessão ordinária desta terça-feira (22). Foto: ALCE

A deputada Dra. Silvana (PL) em pronunciamento, na manhã desta terça-feira (22), criticou mensagem do Governo que iniciou tramitação na Casa, instituindo a política estadual de linguagem simples nos órgãos e nas entidades de administração direta e indireta do Estado do Ceará. Na avaliação dela, a medida poderia dar início a uma série de mudanças nos informativos do Executivo, incluindo o uso do que ela denominou como “linguagem neutra”.

A parlamentar afirmou que o Brasil não se encontra dividido somente por questões políticas, mas também por temas polêmicos, como a “linguagem neutra” e não entende esse tipo de linguagem como inclusiva, uma vez que todos os seres humanos já estão incluídos na linguagem existente.

Silvana afirmou que propostas como essa favorecem e estimulam a doutrinação da “ideologia de gênero”. “Na Bienal do Livro existia uma faixa escrito ‘Bem-vinde todes’. Não fui e nem irei a um local assim. É por isso que o País está dividido. Rejeito qualquer abordagem dessa tal linguagem neutra e não apresento uma emenda rejeitando essa mensagem, pois reconhecerei esse tipo de linguagem. E eu não a reconheço. Ela contraria a fé, a gramática e inclusive esta Casa, que votou e aprovou a retirada da ‘ideologia de gênero’ do Plano Estadual de Educação. A linguagem neutra é um lixo”.

O projeto de de Lei, de autoria da governadora Izolda Cela, institui a Política Estadual de Linguagem Simples nos órgãos e nas entidades da administração direta e indireta do estado do Ceará. A medida tem como objetivo contribuir para uma mudança na cultura da comunicação administrativa, com foco no cidadão, priorizando uma linguagem mais inclusiva, acessível e clara..