Gardel Rolim conversou com 26 vereadores e depois contou com os apoios de outros dois colegas, totalizando 29 apoios com o seu. Foto: Divulgação

Faltando menos de 20 dias para a eleição da próxima presidência da Câmara Municipal de Fortaleza e formação da  futura Mesa Diretora, os ânimos começam a ficar acirrados entre os dois nomes que estão colocados na disputa. Enquanto Léo Couto (PSB) procura avançar para conquistar adeptos à sua postulação, vereadores que estiveram em reunião com Gardel Rolim (PDT) se posicionam publicamente em defesa da candidatura do pedetista.

Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o vereador Léo Couto chegou a dizer que contaria com os apoios do governador eleito Elmano de Freitas (PT), bem como do senador eleito Camilo Santana  (PT) e até de Cid Gomes, do PDT. Alguns parlamentares também confessaram que existe este tipo de informação de que as lideranças petistas já estariam, inclusive, buscando alguns vereadores para um diálogo, o que chegou a ser desmentido por Elmano.

Nesta semana, Gardel Rolim realizou um almoço com 26 vereadores titulares, que confirmaram apoio à sua postulação à presidência da Casa. Em seguida, como o Blog do Edison Silva adiantou, Sargento Reginauro (UB) e Danilo Lopes (Avante) também se posicionaram favoráveis ao nome de Rolim e posaram ao lado dele em foto, totalizando 29 aliados. No entanto, Léo Couto acredita que até o momento da votação alguns podem mudar de lado.

Diante disso, alguns vereadores, durante todo este sábado, resolveram reafirmar posicionamento de apoio ao nome de Gardel. Foi o caso, por exemplo, de Raimundo Filho (PDT), que afirmou que o colega de partido é o nome mais experiente “não apenas para os vereadores, mas para a população da nossa cidade”. Profesor Enilson (Cidadania) disse que vota no líder do Governo pela plataforma, propostas apresentadas e competência. “Essa Casa é do povo e temos a responsabilidade de escolher o que melhor fará por uma cas democrática, respeitando cada um dos 43 vereadores”.

Camilo Santana

Danilo Lopes afirmou, nas redes sociais, que seu voto em Gardel “é livre de qualquer tipo de proposta. Dei minha palavra pelo simples fato de achá-lo a melhor opção e por acreditar que politicamente é o melhor. O parlamentar disse, ainda, que “Camilo Santana está querendo somente tudo e isso não é saudável”.

Bruno Mesquita (PROS) disse que “o desespero por não convencer os colegas está fazendo com que o nobre vereador passe a desrespeitar aqueles que, no exercício da democracia e da liberdade de opinião, resolveram apoiar seu opositor na eleição da Mesa”. Renan Colares (PDT) também foi às redes sociais para dizer que Gardel “é o melhor para a Presidência da Câmara” por ter “compromisso, responsabilidade, ética, lealdade e transparência”