Deputado tem defendido a medida durante todos os seus mandatos. Foto: ALCE

A cada mudança de Governo, o deputado Heitor Férrer (UB) volta a defender a criação de uma comissão de transição. E não é diferente neste fim da gestão Izolda Cela, quando a governadora deve deixar o Poder Executivo e entregá-lo para o governador eleito Elmano de Freitas. Durante a sessão plenária desta terça-feira (25), o parlamentar voltou a tratar do tema e a importância do colegiado para o processo de mudança da administração pública.

O projeto apresentado pelo parlamentar foi protocolado ainda em 2020, e conforme informou não é uma nova orientação, mas uma medida que existe em nível federal e em outros estados e municípios do País. Segundo disse, a matéria tem como objetivo facilitar a transição de um Governo para outro.

Ele lembrou que as últimas transições se deram de forma tranquila, visto que os governos eram da mesma linha ideológica ou tinham uma ligação como grupo político, mas que isso não seria a regra, visto a possibilidade da ascensão de uma gestão opositora. Dessa forma, seria necessária, em sua opinião, a criação desta comissão.

“Quando Lula assumiu a presidência da República, em 2002, a lei garantiu que ele pudesse montar uma equipe de transição, técnica, e que o auxiliou naquele momento com os números do governo, possibilitando que desse início à sua gestão. Mas já houve casos em que a gestão anterior dificultou a transição negando informações”, frisou.

Férrer lembrou que essa não é a primeira vez que apresenta a proposta, que tem sido protocolada na Casa Legislativa desde seu primeiro mandato parlamentar. “Acredito que seria interessante aproveitarmos que passaremos por mais uma transição pacífica, que será a passagem do governo de Izolda Cela para Elmano Freitas, para aprovarmos essa proposta que coloca o Ceará em consonância com o que já é lei em nível federal”.