Michelle Bolsonaro e Damares Alves estão realizando eventos pelo Nordeste em defesa da candidatura de Bolsonaro à reeleição. Foto: ALCE

No fim da noite da sexta-feira (14), parlamentares bolsonaristas foram às redes sociais, quase que ao mesmo tempo, publicar informação de que um homem havia atirado contra a igreja onde a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a senadora eleita Damares Alves estavam participando de um culto, no bairro Sapiranga, em Fortaleza, e que elas tiveram que ser retiradas às pressas. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), porém, a ocorrência se deu antes do evento, que transcorreu de forma tranquila.

Em redes sociais de bolsonaristas, inclusive, durante o culto, que contou com pregações de Michelle e Damares, não houve qualquer menção ao tiro, que teria sido efetuado por um vigilante. A própria senadora eleita, em entrevista ao portal R7, afirmou que o disparo teria ocorrido em um bairro próximo da igreja e não contra a instituição religiosa. A parlamentar também citou que Fortaleza “é uma cidade muito violenta”.

O primeiro a publicar a informação sobre o ocorrido foi o deputado federal eleito André Fernandes, do PL. Segundo ele “alguns disparos de arma de fogo” teriam sido disparados nas proximidades da igreja. Ele afirmou, ainda, que “a comitiva da primeira-dama teve que evacuar”.

Em seguida, o deputado estadual eleito Sargento Reginauro (UB) disse que Michelle Bolsonaro teve que ser “retirada do evento antes de acabar, após bandidos dispararem várias vezes em torno da igreja”. Já Capitão Wagner (UB) dise que a primeira-dama preciou “sair às pressas por conta de disparos de arma de fogo efetuados contra o templo religioso”. Ele ainda cobrou resposta de outros políticos e solidariedade.

Michelle Bolsonaro, por sua vez, foi às redes sociais e publicou a seguinte frase: “Esse é o lado que prega o ‘amor e a pacificação’. Estamos bem e o meliante foi detido pela Polícia Civil do Estado”. A SSPDS informou que o home que atirou nas proximidades do local, antes do evento, é um vigilante, que utilizou um revólver calibre 38.

Leia a nota da SSPDS/CE:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que um homem suspeito de efetuar um disparo contra o muro de uma igreja, uma hora antes de um evento iniciar no local, foi preso após uma ação rápida da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Ninguém ficou ferido durante a ocorrência. O homem de 22 anos, que não tinha antecedentes criminais, estava com um revólver calibre 38 e se apresentou como vigilante. O fato foi registrado no bairro Sapiranga, Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza, nesta sexta-feira (14). Em depoimento, o suspeito não repassou nenhuma informação. Ele foi autuado por disparo de arma de fogo. Após ser arbitrada fiança, ele foi liberado. As apurações seguem em andamento visando identificar a motivação do crime.