
Izolda ao lado dos petistas Camilo Santana (senador eleito), Lula (candidato a presidente) e Elmano (governador eleito). Foto: Divulgação
A governadora Izolda Cela foi às redes sociais criticar as falas do presidente da República Jair Bolsonaro, que em live ligou o Nordeste ao analfabetismo e culpou administrações do Partido dos Trabalhadores (PT) na região. De acordo com ela, o chefe do Executivo Federal “destila preconceito e xenofobia” em suas declarações.
Ao querer criticar o resultado das urnas, Bolsonaro apresentou matéria da CNN Brasil que afirmava que entre os dez estados brasileiros com as maiores taxas de analfabetismo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu em nove no primeiro turno das eleições presidenciais no domingo (2). O presidente utilizou o texto para fazer críticas aos governos petistas no Nordeste.
Para Izolda Cela, o presidente “dá provas evidentes do que já se sabe: ele não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas. Infelizmente, o analfabetismo ainda é um problema brasileiro. Ele não sabe disso porque o Governo Federal não dialoga com estados nem com municípios”, disparou.
O presidente dá provas evidentes do que já se sabe: ele não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas. Infelizmente, o analfabetismo ainda é um problema brasileiro. Ele não sabe disso porque o Governo Federal não dialoga com estados nem com municípios. + pic.twitter.com/wzEFGPZcWT
— Izolda Cela (@IzoldaCelaCe) October 6, 2022
Ela lembrou ainda, que o Ceará, estado do Nordeste, criou há mais de 15 anos o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que vem sendo uma referência para estados e municípios em todo o Brasil. “De acordo com os dados do INEP/MEC, o Ceará tem atualmente 87 das 100 escolas com melhores desempenhos no País nos anos iniciais do ensino fundamental”, disse.
“O presidente, que deveria cuidar de todos os brasileiros, destila preconceito e xenofobia com o povo nordestino, sem o mínimo conhecimento. Uma pena! Inaceitável!” – (Izolda Cela)