Apesar do trabalho em formato híbrido, Assembleia so conseguiu se reunir uma vez no mês. Foto: Miguel Martins

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou na terça-feira passada a sua última sessão ordinária deste mês, antes do pleito eleitoral do próximo dia 2 de outubro. Nas próximas duas semanas, os parlamentares vão se dedicar, exclusivamente, à campanha nas ruas dos 184 municípios cearenses.

Ao menos 36 deputados titulares da Casa Legislativa estão em busca de um novo mandato eletivo, e já nas últimas semanas poucas vezes compareceram às já reduzidas sessões ordinárias propostas. A Mesa Diretora decidiu que no mês de setembro eles só participariam de duas plenárias, uma no dia 06, que não atingiu o quórum mínimo para abertura dos trabalhos, outra que ocorreu no dia 13 com um número mínimo de presentes.

A partir de então, o trabalho dos deputados será apenas em busca de votos, no chamado “recesso branco”. O retorno das atividades legislativas está marcado para a primeira semana de outubro após a eleição do dia 2 de outubro.

Além dos 36 que disputam reeleição, um dos deputados do Legislativo cearense, Elmano de Freitas, do PT, é candidato ao Governo do Estado. A deputada Érika Amorim, do PSD, disputa a vaga de senador, enquanto Augusta Brito (PT) é a primeira suplente do candidato ao Senado, Camilo Santana.

Outros deputados estaduais, por sua vez, disputam a vaga na Câmara Federal. São eles: Fernanda Pessoa (UB), Soldado Noelio (UB), André Fernandes (PL), Delegado Cavalcante (PL) e Nelinho (MDB). Não concorrem a qualquer cargo eletivo neste ano Aderlânia Noronha (SD) e Carlos Felipe (PCdoB). Eles, porém, se dedicam a candidaturas de aliados.

Candidatos a outros cargos:

Deputado Federal: André Fernandes, Delegado Cavalcante, Fernanda Pessoa, Nelinho, Soldado Noelio;

Senado: Augusta Brito, Érika Amorim;

Governo do Estado: Elmano de Freitas

Não são candidatos:

Aderlania Noronha e Carlos Felipe.