O aumento do número de ônibus também será garantido, segundo anunciou o prefeito. Foto: Divulgação

O prefeito Sarto anunciou, na tarde desta quinta-feira (29), que enviou projeto de Lei para a Câmara Municipal de Fortaleza, garantindo a gratuidade nos transportes públicos da Capital para o primeiro turno das eleições deste ano e segundo turno, se houver. Os vereadores devem se reunir nesta sexta-feira (30), em sessão extraordinária, para deliberarem sobre a matéria.

A proposta vem em um momento em que se questiona a ação de algumas prefeituras pelo Brasil, que estariam inviabilizando a ida de eleitores para a votação no próximo domingo, 2 de outubro. A administração de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por exemplo, não adotará a gratuidade, como era comum no Município em pleitos passados.

“Atenção, gente de Fortaleza! Acabo de enviar para a Câmara Municipal projeto de lei instituindo a gratuidade do transporte público no dia das eleições”, disse Sarto em suas redes sociais. Ele afirmou já ter conversado com o presidente do Legislativo, vereador Antônio Henrique (PDT), que convocou sessão extraordinária nesta sexta-feira (30) para os vereadores votarem a matéria em regime de urgência.

Logo que a matéria for aprovada, o prefeito se comprometeu em sanciona-la imediatamente para valer já no domingo. Também entrou em contato com o Sindionibus, para que a entidade aumente  a frota de transporte público coletivo no dia da eleição. “Tudo isso para assegurar a participação democrática de todos nestas eleições, especialmente de quem depende do transporte público na nossa cidade”, disse.