Carlos Felipe conclamou a população para respeitar a opinião dos outros, principalmente, em questões políticas. Foto: ALCE

Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (13), o deputado Carlos Felipe (PCdoB) chamou a atenção para a piora das condições de vida da população brasileira frente ao aumento da fome e da pobreza. O parlamentar alertou que tem visto um nível maior de sofrimento das pessoas com relação a um passado recente do País.

Um dos pontos que, segundo ele, é responsável por essa situação diz respeito à desvalorização do salário mínimo diante a inflação e o aumento de empregos informais, assim como um aumento no custo de vida dos brasileiros, que ele considerou “estrondoso”. Os servidores públicos federais, segundo disse, estão há mais de sete anos sem reajuste salarial.

“A gente pode ver como o padrão de vida e a qualidade de vida deles piorou. Os R$1.200 de hoje são muito menos do que foram no passado”, lembrou. “As instituições públicas federais estão em condições muito inferiores para a manutenção do sistema. Para fechar o ano, vão ter dificuldades, devido à contenção de recursos que houve no ensino superior”.

Ele também destacou o aumento da violência política no País, citando casos recentes de assassinato de militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) por apoiadores de Jair Bolsonaro. “Queria pedir ao Ceará que a gente respeite as opiniões, os pontos de vistas em relação às questões políticas, culturais, raciais, sexuais e humanas. Que a gente possa fazer esse debate e que o País possa apresentar para o futuro pessoas que têm o compromisso, de fato, com uma sociedade mais humana, mais justa e que busque corrigir essa desigualdade social”, defendeu.