Propostas apresentadas por Wagner, Roberto e Elmano são bem semelhantes. Foto: Divulgação

Além das provocações e acusações feitas pelos candidatos ao Governo do Estado, eles também apresentaram propostas para melhoria da condição de vida dos cearenses. Saúde, Segurança Pública e geração de emprego foram os principais temas apontados por Capitão Wagner (UB), Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT) durante debate realizado pelo Sistema Verdes Mares, na sexta-feira (16).

Capitão Wagner defendeu proposta apresentada pela campanha de Elmano de Freitas, que visa aplicar gratuidade para pessoas que se desloquem pela Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e se comprometeu em garantir a isenção do pagamento de IPVA para 1 milhão de cearenses.

O postulante também se comprometeu em realizar parcerias com a iniciativa privada para capacitar os jovens, especialmente na área tecnologica. Pretende abrir mais de 150 centros de capacitação tecnológica.  Também se comprometeu em melhorar a saúde pediátrica e defendeu a ampliação da rede pública de saúde. “Um prédio sozinho não cuida de ninguém”, afirmou.

Disse querer aproveitar o Centro de Eventos e criar o Museu de Arqueologia e História Natural, a partir da Unifor e antigo Centro de Eventos para fortalecer o trade cultural, além de aplicar 1% do orçamento do Estado na área. O postulante se comprometeu, ainda, em garantir a capacitação das mulheres.

Elmano de Freitas tem se comprometido com a implantação da passagem de graça para todas as pessoas que vivem na Região Metropolitana de Fortaleza. Também defendeu avanços no programa Mais Infância, que é financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza, além de dobrar para 300 mil o número de crianças atendidas. “Nenhuma criança vai passar fome. Nenhuma mãezinha vai dormir chorando”.

Quer implantar, ainda, o projeto Cozinha Solidária, para distribuir comida à população carente e realizar parceria com a iniciativa privada para geração de emprego e renda para a juventude e crédito para mulheres e empreendedores. “Vamos criar o programa Juventude que Avança para serem agentes do esporte e cultura. As organizações criminosas buscam aliciar os jovens desde os 14 anos,  e precisamos ter politicas sociais para esses jovens”, defendeu.

Segurança

Na área da Saúde disse que vai implantar setores especializados no tratamento de câncer nos hospitais regionais, além de levar especialidades de pediatria, traumatologia e psiquiatria. Para a Segurança Pública defendeu a ampliação do batalhão do Raio e das delegacias 24 horas.

O pedetista Roberto Cláudio também se comprometeu em criar uma rede de capacitação de trabalho, especialmente para os jovens, além de vagas nas universidades gratuitas para quem mora no Interior do Estado, visando a geração de 600 mi empregos e “um novo ciclo de industrialização no Interior”.

Saúde

Também defendeu a autonomia de renda para a mulher, com a criação do Banco da Mulher, dentro da Secretaria Especial da Mulher para ingresso desse setor da sociedade no mercado de trabalho. Outro projeto sugerido pelo postulante foi o “Anjo da Família”, ligado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza, com o objetivo de auxiliar as famílias mais carentes.

Roberto Cláudio propôs integrar os hospitais regionais, contratar mais profissionais e adquirir equipamentos para tratamento do câncer. Apresentou o projeto “Cuida Ceará”, que tem como objetivo concluir um atendimento de saúde em, no máxio, 60 dias. “Queremos aumentar o turno de funcionamento as policlínicas, colocar para funcionar novos serviços nos hospitais regionais. Integrar, regionalizar e interiorizar a saúde”