Tasso anuncia Chiquinho Feitosa como novo filiado do PSDB. Em seguida, o empresário assumiu o comando da sigla. Foto: Miguel Martins

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, manter a neutralidade da Federação PSDB/Cidadania no Ceará. Com isso, a coligação encabeçada por Roberto Cláudio (PDT) perde Amarílio Macedo (PSDB), que havia sido indicado pela sigla tucano como candidato ao Senado.

O imbróglio envolvendo a coligação teve início no dia 4 de agosto, quando em convenção, a Federação, liderada por Chiquinho Feitosa, decidiu pela neutralidade nas eleições deste ano. A executiva nacional interveio e colocou o senador Tasso Jereissati (PSDB) no comando do grupo. O parlamentar, então, realizou nova convenção e indicou o empresário Amarílio Macedo como candidato ao Senado na coligação que tem Roberto Cláudio postulando a vaga de governador do Estado.

Chiquinho Feitosa entrou com ação na Justiça Eleitoral, que liminarmente, lhe concedeu o comando do partido e manteve a decisão inicial da sigla, pela neutralidade. O grupo de Tasso recorreu ao pleno do TSE e foi derrotado na sexta-feira (19), quando, por unanimidade, o pleno reconheceu a ata da convenção do dia 4 de agosto.

Chiquinho Feitosa comemorou a decisão em suas redes sociais. No entanto, mesmo após a decisão, o dirigente partidário, que chegou a registrar pedido de candidatura a deputado federal, resolveu apoiar o nome de Eunicio Oliveira, do MDB, para a Câmara Federal. Para a Assembleia Legislativa ele vai votar no também emedebista Audic Mota. O tucano havia apagado a publicação em suas redes sociais, mas na manhã deste sábado (21) republicou a mensagem de apoio aos dois.