Elmano de Freitas foi escolhido o pré-candidato do PT ao Governo do Estado neste ano. Foto: Divulgação

Após o ex-governador Camilo Santana (PT) confirmar pré-candidatura de Elmano de Freitas pelo Partido dos Trabalhadores, com as “bênçãos” do ex-presidente Lula, correligionários dos petistas publicaram vídeo em que o presidenciável Ciro Gomes, do PDT, aparece pedindo voto para Elmano, quando este disputou a Prefeitura de Caucaia, em 2020. Na ocasião, o postulante ficou na quarta colocação, logo atrás de Naumi Amorim, Vitor Valim e Emília Pessoa.

No vídeo, de poucos segundos, Ciro Gomes destaca a parceria com Camilo Santana e frisa na surpresa que seria para alguns ele apoiando a candidatura de um petista para a disputa local. No entanto, cita o momento vivido no Município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e o desenvolvimento do então candidato, que já estava no seu segundo mandato como deputado estadual.

“Eu tenho boas amizades com praticamente todos os grupos e as correntes políticas de Caucaia. Mas olhando com muita gratidão, com muita responsabilidade, mas acima de tudo, com muita preocupação.  Eu venho lhe pedir, talvez com sorpresa, que você venha olhar as propostas de Elmano de Freitas. Amadureceu, tem experiência, tem as conexões, o apoio do governador Camilo Santana. E eu resolvi apoia-lo, porque ele está qualificado para salvar Caucaia de uma aventura. Elmano de Freitas merece uma atenção sua”, diz Ciro Gomes no vídeo.

Um tom bem diferente foi utilizado pelo candidato do PDT à Presidência da República no evento desse domingo (24), quando na convenção do PDT, que homologou a candidatura de Roberto Cláudio a governador, voltou a afirmar que Fortaleza tinha os piores índices de Educação na gestão de Luizianne Lins. À época, Elmano de Freitas era o secretário Municipal de Educação da Capital cearense.