O bancário Serley Leal é o nome colocado pela sigla para a disputa ao Governo do Ceará. Foto: Divulgação

O partido Unidade Popular (UP) realizará convenção partidária neste domingo (31) onde definirá o nome do bancário Serley Leal ao Governo do Ceará. No encontro, a sigla também definirá sua tática eleitoral para o pleito deste ano. O nome do postulante a vice será decidido durante a reunião, que acontecerá no Bairro de Fátima, a partir das 14 horas.

Para concorrer à Câmara dos Deputados, a UP lançará o nome da professora Sued Carvalho, de Juazeiro do Norte. Sued é historiadora e mulher trans. Na Assembleia Legislativa, uma chapa coletiva será apresentada aos filiados do partido. Irão fazer parte dessa chapa lideranças do Movimento Feminista Olga Benario, do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e da União da Juventude Rebelião (UJR).

Nacionalmente, o partido terá o mineiro Leonardo Péricles como candidato à presidência da república, com a servidora do SUS no Rio Grande do Norte, Samara Martins, também da UP, como vice. Os dois são negros, moradores de ocupações urbanas e atuam nos movimentos populares por moradia.

A convenção da UP será em formato híbrido, na Escola Estadual Adauto Bezerra, no bairro de Fátima, em Fortaleza, a partir das 14h.