Convenção foi marcada por ausências consideráveis e presença de quatro partidos aliados. Foto: Reprodução/Facebook

O PDT oficializou, na manhã de domingo (24)  o nome do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como o candidato pedetista ao Governo do Estado. Na convenção partidária Domingos Filho, do PSD, foi indicado como o postulante a vice-governador. A convenção foi marcada pelas ausências do senador Cid Gomes e da governadora Izolda Cela.

O prefeito de Sobral Ivo Gomes e o presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão, ambos do PDT, também não estiveram presentes ao evento. Representando a família Ferreira Gomes estavam o presidenciável Ciro e seus irmãos Lúcio, secretário do Governo Izolda, e Lia candidata a deputada estadual. O presidente nacional da sigla pedetista, Carlos Lupi, também compareceu, assim como os dirigentes do Cidadania, Alexandre Pereira; do PSB, Denis Bezerra, bem como Domingos Filho, do PSD.

Durante alguns pronunciamentos falou-se da necessidade de unidade dos até então partidos aliados, o que, a preço de hoje, aparenta ser uma tarefa bem difícil. O candidato a governador, por exemplo, destacou a importância da lealdade e gratidão, o que foi interpretado por alguns como um recado para algumas lideranças políticas que não se contentaram com a decisão pedetista de indicá-lo.

“Não esqueça que o caráter do homem está na gratidão, coragem e lealdade. Assim eu fui forjado. Devemos muita gratidão ao meu amigo, o ex-governador, o senador Cid Ferreira Gomes”, lembrou Roberto Cláudio, destacando que Cid, que está distante do processo eleitoral deste ano, revolucionou a administração no Ceará.

Ele fez um histórico dos últimos 40 anos no Ceará, destacando o trabalho realizado pelos ex-governadores Tasso Jereissati, Ciro Gomes, Lúcio Alcântara, Cid Gomes e Camilo Santana. Ele também criticou o momento político do País, repleto de “fanatismo” e “cultura da ignorância”, “soberbo com nosso povo e intolerante com a diversidade”.

Roberto Cláudio citou como desafio de uma eventual gestão a violência, “que amedronta e impacta a vida do povo”, e as filas de exames nos hospitais cearenses. “A inflação tem corroído a vida do nosso povo. Carestia e fome voltaram a ser realidade. Não seremos bons governadores sendo apenas profetas da continuidade. O Ceará precisa de muito mais”, apontou.

“Queremos eleger uma bancada de homens e mulheres, estaduais e federais, que possam honrar o melhor legado de Brizola, Getúlio, Ciro e Cid Gomes. O Ceará é o Brasil e o Brasil é o Ceará. Nossa cor é o amarelo, nossa luta será justa. Até hoje, até o último dia, com a sandália da humildade, com força, fé e coragem, vamos à vitória” – (Roberto Cláudio)