Vicente Fialho. Foto: Câmara dos Deputados.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta terça-feira (12), começou lembrando do falecimento do ex-prefeito de Fortaleza, Vicente Cavalcante Fialho.

Natural de Tauá, também foi prefeito de São Luiz/MA e ministro de estado em duas oportunidades. Era amigo pessoal do ex-presidente José Sarney. A gestão de Fialho, em Fortaleza, foi considerada inovadora. Vicente Fialho era engenheiro e tinha 84 anos. Morava na capital cearense. Seu corpo foi sepultado no final da tarde de hoje.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), foi o representante do irmão Ciro Gomes, no projeto da Rádio CBN que está ouvindo assessores dos presidenciáveis, sobre seus projetos de educação. Ivo ressaltou o trabalho desenvolvido em Sobral, que coloca o município dentre os mais avançados no sistema de educação municipal. E não poupou críticas à política educacional do presidente Jair Bolsonaro (PL).  Antes do prefeito, quem participou foi o deputado federal Mauro Filho (PDT) falando do projeto econômico de Ciro.

André Fernandes (PL), ontem, ao lado e com a confirmação de Bolsonaro, anunciou a vinda do chefe do Executivo nacional à Fortaleza, no próximo sábado (16), para participar da Marcha por Jesus. Antes disso, Bolsonaro irá comandar uma motociata com a saída da Base Aérea.

O PDT nacional define, hoje, o calendário de convenções partidárias para homologação de suas candidaturas em todos os estados brasileiros, onde a sigla terá candidatos majoritários ou esteja coligado. De certo, está decidido que a convenção nacional do PDT para homologar o nome de Ciro Gomes, como candidato a presidente da República, acontecerá no próximo dia 20, em Brasília/DF.

Os candidatos poderão fazer convenções de 20 de julho até 5 de agosto. Segundo a direção nacional do PDT, fazendo logo a convenção nacional, Ciro estará livre para participar das convenções estaduais da agremiação. A convenção do Ceará também deverá ficar definida no encontro nacional.

O PDT, em vários estados, ainda têm questões a resolver em relação à alianças, inclusive em terras cearenses. Recentemente, no Rio de Janeiro, o pré-candidato pedetista ao Governo local, Rodrigo Neves, apareceu ao lado do ex-presidente Lula.

O assessor especial de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins, ontem, não foi alvo apenas do PSD, que, segundo nota assinada por Domingos FIlho, presidente estadual da sigla no Ceará, acusou Martins de ter ligado e mandado mensagens para prefeitos peessedistas pedindo apoio a uma possível candidatura à reeleição da governadora Izolda Cela.

Nelson também foi citado, pela mesma prática, de ligar para prefeito e pedir sustentação para a atual governadora, por André Figueiredo, presidente do PDT/CE. Em termos gerais, segundo Edison Silva, o assessor está sendo acusado de tentativa de aliciamento, uma prática condenada por ele, anteriormente, pois quando Nelson Martins foi deputado estadual, sempre rechaçou este tipo de comportamento.

Na sequência destas acusações de aliciamento, surgiram outras práticas não republicanas a ele atribuídas, relacionadas à favorecimento governamental em favor de Janaína Farias, ex-secretária de Camilo Santana. Só falava com o ex-governador quem ela queria e, por isso, é tido como adversária por alguns políticos. 

A Assembleia cearense realizou sessão ordinária, hoje, tendo em vista que encerrará suas atividades de Plenário até o próximo dia 15, quanto ao primeiro semestre. Os deputados aprovaram a mensagem do Executivo que trata da redução da alíquota do ICMS para adequar a legislação local à lei complementar federal, que fixa entre 17% e 18%, a cobrança do imposto em combustíveis, energia e telecomunicações.

O noticiário nacional de hoje informa quanto a uma manifestação do ministro Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, pedindo documentos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de apuração de eleições recentes, nas quais o presidente Bolsonaro diz ter havido irregularidades. O Ministério da Defesa quer ser o auditor das próximas eleições. Quanto a isto, o procurador-geral da República Augusto Aras disse não acreditar em turbulências no pleito de outubro.

As emendas do relator do Orçamento, ou chamadas de “secretas”, têm sido o impasse para a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a base do Orçamento para o ano seguinte. É que um grupo quer colocar as emendas de relator como impositivas, tornando o Poder Executivo a liberá-las quando indicada pela Câmara ou Senado.

A sinalização de retirar a expressão “impositiva” do texto gerou o esvaziamento do Plenário da Câmara, ontem. O senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, no início da noite desta segunda-feira, se manifestou quanto a este impasse.

Uma decisão saída, ontem, do encontro dos deputados do PDT mostra o desgaste na relação dos irmãos Ferreira Gomes com Camilo Santana. Embora, diga-se, que eles estão conversando e o senador Cid continua recluso.

Os contatos com os amigos mais próximos estão sendo feitos pela mulher do pedetista, Maria Célia, inclusive convidando alguns amigos próximos para a Expocrato, e os do mandato dele, ligados ao Senado Federal, são tratados pela secretária. Ontem, foram designados o presidente estadual do PDT/CE, André Figueiredo, e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT), para conversarem com o ex-governador petista quanto à continuidade ou não da aliança do PDT com o PT.

Evandro é mais ligado à Camilo do que ao próprio comando central de sua agremiação no Ceará.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (12/07):