Lula, Elmano e Camilo durante convenção do PT no Centro de Eventos do Ceará. Foto: Divulgação

Em visita ao Ceará para participar da convenção que oficializou as candidaturas de Elmano ao Governo do Estado e Camilo Santana ao Senado, o candidato a presidente da República Lula se solidarizou com Izolda Cela e disse que a  governadora  sofreu “impeachment sem ter impeachment”. Ele se referia ao fato de a chefe do Poder Executivo ter perdido disputa interna no PDT para concorrer à reeleição.

Durante seu pronunciamento, o líder petista fez algumas críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de mentiroso, e teceu diversos elogios a Camilo Santana, além de destacar a importância de Cid Gomes para a construção do projeto governista no Estado. Ele também aconselhou Elmano de Freitas a estar próximo da população, afirmando ainda que atuará, caso seja eleito, em consoância com governadores e prefeitos.

“Deixo aqui um beijo para a companheira Izolda Cela, que na verdade sofreu um impeachment sem ser impeachment. Ela só queria dar sequência. Porque no Brasil, não tem ninguém com a competência educadora que tem a companheira Izolda”, defendeu Lula. “Minha solidariedade para a companheira Izolda”, disse.

Ainda de acordo com ele, Camilo Santana acertou ao agradecer o apoio de Cid Gomes, que o ajudou durante os dois mandatos do petista. “A gente tem que ser leal a quem é leal com a gente. Não precisa falar mal de quem fala mal de nós. Temos é que falar bem, porque falar bem é muito mais proveitoso”, apontou.

Ex-presidente, Lula disse que ele e a ex-presidente Dilma Rousseff fizeram 88% da Transposição (de águas) do São Francisco, enquanto que Michel Temer, a quem disse ter sido o responsável pelo “golpe”, concluiu 7%, e Bolsonaro, chamado pelo petista de “o mentiroso”, apenas 5%. “Se esse troglodita conhecesse o povo brasileiro… Se o dinheiro cair em sua conta, peguem e comam.  A Lei diz que o dinheiro só vai cair até dezembro”, disse o candidato sobre o auxílio emergencial.

“Eu estou voltando. Estou pedindo licença ao povo brasileiro para a gente voltar, para a gente consertar a casa. Não quero que o jumento seja abandonado, mas quero vocês andando de moto ou de carro” – (Lula)

Segundo disse, Elmano de Freitas, sendo eleito governador, irá cuidar do Ceará. Em sua avaliação, “governar” é um conceito distante da população, enquanto que “cuidar” é algo mais próximo da população. “Nunca aceite palpite de assessor de não ir na vila ou cidade. Vá saber por que o povo está bravo, porque ouvindo é que vai saber dar resposta ao povo. Quando o Lula, o Camilo, o Guimarães não estiverem te ajudando, não fique apavorado, porque o povo vai te ajudar. Isso é o que vai fazer você realizar um extraordinário Governo”.

Hegemonia

“Você tem a melhor administração do Estado do Ceará, com exemplos de coisas para continuar, mas não pode deixar de fazer coisas novas, de inventar coisas que precisam ser inventadas. Mas nunca tente diminuir aquele que te ajudou a ser governador do Estado. Nunca tente disputar hegemonia, nunca tente disputar para ser melhor, porque muitas vezes, o substituto começa a falar mal do criador e isso atrapalha a política”, lembrou Lula.

Ainda de acordo com o petista, o pleito eleitoral deste ano será o da democracia contra o fascismo, da verdade contra a mentira e do amor contra o ódio. “Como eu sei que o Brasil de hoje está pior  que o Brasil que peguei em 2003, resolvi dedicar quatro anos da minha vida para que a gente possa voltar a fazer esse País sorrir, gerar emprego, renda, fazer as pessoas desse País comer três vezes ao dia. Ir ao teatro, ao cinema, viajar para onde quiserem. Esse país não pode continuar na letargia em que está”.