Nos últimos meses, o Republicanos tem mantido diálogo com o senador Cid Gomes e com a governadora Izolda. Foto: Reprodução/Instagram

Aliado histórico do grupo liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes no Ceará, e rompido desde o início de 2020, o Republicanos iniciou um processo de diálogo com as lideranças pedetistas, no intuito de retornar para a base governista. O presidente da agremiação, o vereador Ronaldo Martins, também se posicionou sobre o processo de escolha do candidato do PDT ao Governo do Estado, e disse que a sigla quer fazer parte deste momento.

“O Republicanos Ceará iniciou conversas com o PDT sobre as eleições deste ano. Contudo, pensando na democracia e no processo de escolha, queremos fazer parte do processo de definição para quem vai governar o Ceará pelos próximos quatro anos”, defendeu Ronaldo Martins em nota.

Segundo defendeu o dirigente, a legenda defende “um Ceará mais forte” e para isso seria necessário um processo “onde possamos alinhar ideias, projetos e apoio são fundamentais para um processo limpo, democrático e que beneficie todo(a) os(a)s cearenses”.  O Republicanos, nos últimos meses, esteve alinhado com a gestão da governadora Izolda Cela. Martins convidou a chefe do Poder Executivo para eventos religiosos e defendeu uma postura de aliado na Assembleia Legislativa.

Na Casa Legislativa, o partido possui dois parlamentares: David Durand e Apóstolo Luiz Henrique, este último aliado de Izolda Cela e do ex-governador Camilo Santana desde o início de seu mandato. Na Câmara Municipal de Fortaleza, Ronaldo Martins iniciou como opositor da gestão Sarto, mas tem evitado estar alinhado com o grupo oposicionsita na Casa.

Com a ausência do senador Cid Gomes no diálogo com os partidos aliados, Ronaldo Martins tem reclamado, internamente, da falta de reciprocidade no diálogo com o grupo governista. Isso tem feito a legenda reiniciar conversas com o deputado federal Capitão Wagner, pretenso candidato ao Governo do Estado pela bancada de oposição.