Essa é a segunda vez em que André Figueiredo indica a governadora para recebimento do prêmio. Foto: Divulgação

Em meio a intrigas internas no PDT do Ceará, o presidente estadual do partido, o deputado federal André Figueiredo, indicou o nome da governadora Izolda Cela ao prêmio Darcy Ribeiro, da Câmara dos Deputados. A chefe do Executivo cearense, porém, não foi escolhida e o prêmio foi para o Conif, Enap e Todos pela Educação que vão receber a honraria neste ano

Nas últimas semanas ficou nítido o distanciamento de Figueiredo com a governadora Izolda Cela pela preferência dele ao nome do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio à vaga de candidato pedetista ao Governo do Estado. Essa é a segunda vez que o deputado cearense indica Izolda para o prêmio.

O prêmio é concedido a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. “Falar na professora e atual governadora Izolda Cela, é acima de tudo, falar de uma mulher que revolucionou a educação no Ceará e é um exemplo para o Brasil”, elogiou o deputado federal André Figueiredo ao defender a honraria para a chefe do Executivo estadual.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados elegeu as seguintes instituições: o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação (Conif) – indicado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO); a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), indicada pelo deputado Tiago Mitraud (Novo-MG); e o projeto Todos pela Educação, indicada pelo deputado Professor Israel Batista (PSB-DF).