Camilo Santana é um dos nomes que deve ser ouvido antes da escolha do nome pedetista para a disputa eleitoral deste ano. Foto: Reprodução/Instagram

O Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará resolveu adiar seu Encontro de Tática Eleitoral, que estava marcado para este sábado, 2 de julho. A medida, segundo nota, atende um pedido do ex-governador Camilo Santana, que aguarda diálogo com a cúpula do PDT, em especial, com Ciro Gomes para definir os rumos da aliança no Estado.

Ciro Gomes, além da conversa que pretende ter com as principais lideranças do PSD e PP, também deve ter encontro com Camilo Santana e o senador Cid Gomes, que também lidera o grupo da base governista. O PT não definiu nova data para realização de seu encontro, mas reafirmou interesse em manutenção da aliança com o PDT, o que seria defendido na reunião deste sábado.

O PDT, por sua vez, espera definir o nome na disputa interna ao Governo do Estado até a primeira quinzena de julho, conforme determinou Ciro Gomes. Na manhã da quinta-feira passada (30), chamou atenção o posicionamento da governadora Izolda Cela, que defendeu diálogo com todos os partidos da base governista e questionou a eficácia de uma pesquisa eleitoral a três meses do pleito deste ano.

Em nota, o Partido dos Trabalhadores do Ceará informa o adiamento do Encontro Estadual de Tática Eleitoral. A decisão, segundo o comunicado, foi acordada internamente com todas as forças políticas e lideranças internas, e atende à solicitação feita pelo ex-governador Camilo Santana.

“A direção estadual do PT Ceará, na certeza de contar com a capacidade de diálogo do ex-governador e na clareza que ele é movido pela sua responsabilidade com os interesses maiores da população cearense, consciente da importância do aprofundamento do projeto exitoso e reconhecido pela maioria da população, que ele liderou pessoalmente nos últimos oito anos, em um expressivo arco de alianças, tendo a parceria com o PDT, sob a liderança do senador Cid Gomes, bem como com os demais partidos que integram essa coalizão, o seu suporte maior, ponderou os argumentos e considerou ser esse o melhor encaminhamento”, diz o texto.

O PT reafirma, ainda, “compromisso prioritário com a manutenção da aliança pelo bem do Ceará e confia na construção de consensos em torno de uma candidatura capaz de unir todas as forças comprometidas com a defesa da democracia e com um projeto reconhecidamente exitoso, compreendendo ser esse o melhor caminho para a continuidade dos avanços para a melhoria da vida de todos/as os/as cearenses”.

A nova data do encontro ainda não foi definida, já que aguarda as reuniões entre petistas e pedetistas, que deve ocorrer na próximos dias. A nota do PT é assinada pelo presidente estadual, Antônio Filho, o “Conin”, e pelo deputado federal José Guimarães, que é o vice-presidente nacional do PT.