“Presidente, queria lhe dizer que se o senhor tacar fogo na cara de pau, vai pegar fogo ligeiro, porque seu ministro é bandido”, afirmou Wander Alencar. Foto: CMFor

A prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro repercutiu, na manhã desta quinta-feira (23), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Fortaleza. Os vereadores da Casa apontaram a existência de corrupção no Governo Bolsonaro e chamaram o ex-gestor de “bandido”.

O vereador Adail Júnior (PDT) chegou a questionar seus colegas bolsonaristas na Casa sobre posicionamento a respeito do caso, mas o grupo alinhado com o presidente da República não se posicionou sobre o tema. O pedetista também criticou o fato de o senador Eduardo Girão (Podemos) não ter assinado o requerimento para instalação da chamada CPI do MEC.

“Fala-se tanto da importância de CPI, então por que o Eduardo Girão não assinou a CPI do MEC? O Cid Gomes e o Tasso assinaram. Que venham aqui justificar a prisão do ministro. Nunca, em nível nacional, se viu a prisão de um ministro onde o mandato de um presidente estivesse transcorrendo, eu não me lembro”, disse Adail

O vereador Wander Alencar (Cidadania) disse sentir vergonha do presidente Jair Bolsonaro por ter dito que colocaria a cara no fogo por Milton Ribeiro. “Presidente, queria lhe dizer que se o senhor tacar fogo na cara de pau, vai pegar fogo ligeiro, porque seu ministro é bandido”, afirmou. O parlamentar lamentou que dinheiro da Educação tenha sido desviado na gestão de Ribeiro. “Graças a Deus esse bandido foi preso”.

Didi Mangueira (PDT), por sua vez, afirmou que os recursos que seriam para garantir a Educação e construção de equipamentos públicos poderiam ter sido desviados. “Saber que tinha ministro, funcionários do Ministério e prefeitos envolvidos nesse esquema de desvio me deixa profundamente amargurado”. Já Professor Enilson (Cidadania) lembrou falas de Ribeiro em que o ex-gestor afirmou que universidades eram para poucos, disse que gays eram fruto de famílias desajustadas e que crianças com deficiência tinham convivência difícil.