No dia 18 de maio, Érika Amorim faltou à sessão e justificou a ausência. No mesmo dia, publicou vídeo sendo batizada, em Israel. Foto: Reprodução/Instagram

Todo ano de eleição é a mesma coisa. Os deputados da Assembleia Legislativa partem para seus colégios eleitorais e as sessões ordinárias ocorrem cada vez mais esvaziadas. Por conta da chamada “sessão híbrida”, muitos parlamentares sequer se deslocam até a sede do Poder Legislativo Estadual e registram presenças em qualquer lugar do mundo em que estejam. Não dá para saber sequer se ele está acompanhando, de fato, as plenárias.

No entanto, com o advento das redes sociais, e a necessidade de políticos de mostrarem cada vez mais suas ações  ao eleitorado, é possível perceber o quanto alguns deputados têm atuado no Interior do Estado através das mídias digitais. O local em que menos publicam seus feitos é no Plenário 13 de Maio.

As sessões da Assembleia Legislativa têm ocorrido de forma híbrida, podendo o parlamentar participar do plenário da Casa ou de qualquer lugar do mundo, através de videoconferência. Os trabalhos também foram reduzidos, e, antes realizados durante quatro dias, estão ocorrendo apenas às quartas-feiras e quintas-feiras.

Como não ocorrem sessões plenárias às sextas-feiras, o Plenário 13 de Maio tem sido utilizado para aulas de alunos do curso de Direito de uma universidade particular de Fortaleza. Em duas ocasiões, os universitários já usaram o espaço para simulação de sessões plenárias, onde eles atuam como se parlamentares fossem. Conforme levantamento do Blog do Edison Silva, isso já aconteceu duas vezes neste ano.

No mês de maio, muitas das sessões ocorreram com o mínimo de parlamentares presentes na sessão ordinária. Em alguns casos, quando é de interesse dos presentes, eles solicitam a verificação de quórum, e as plenárias são canceladas por falta de deputados presentes. De acordo com o portal da Assembleia Legislativa, a maioria dos faltosos justifica as faltas como “missão especial”, que é quando o parlamentar se ausenta da sede do Poder Legislativo para tratar de assuntos da Casa ou de seu mandato.

Simulam

Ainda segundo o site da Casa, das sete sessões realizadas no mês passado, o deputado Gordim Araújo (PSDB) se ausentou de seis, e justificou as ausências afirmando que estava em Missão Especial. Zezinho Albuquerque (PP) e Heitor Férrer (UB) somam cinco missões especiais enquanto que Danniel Oliveira (MDB), Nelinho (MDB), Leonardo Araújo (MDB) e Carlos Felipe  (PCdoB) aparecem quatro vezes.

Érika Amorim, por sua vez, justificou as ausências. No dia 18 de maio, em uma dessas justificativas, a parlamentar publicou um vídeo em suas redes sociais, sendo batizada no rio Jordão, em Israel.

No vídeo abaixo, estudantes do curso de Direito de uma faculdade de Fortaleza utilizam o plenário, na sexta-feira passada (03), como aula prática e simulam uma sessão ordinária. De acordo com o Regimento Interno da Casa, “às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, as sessões ordinárias realizar-se-ão a partir das 9 (nove) horas, não havendo Sessão Plenária às segundas-feiras”.