Na última terça-feira, Lula inaugurou um livro com trechos de cartas enviadas para ele, enquanto esteve preso. Foto: Reprodução.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta quarta-feira (1°/06), começou registrando que a Assembleia Legislativa cearense e a Câmara Municipal de Fortaleza fizeram sessões nesta quarta-feira. Na ALECE, tivemos a posse de mais um deputado suplente, Carlos Matos. Ele substitui a deputada Fernanda Pessoa, eleita pelo PSDB, mas, hoje, nas fileiras do União Brasil.

A licença da deputada e a posse do suplente fazem parte da estratégia da agremiação em dar visibilidade aos prováveis candidatos ao pleito deste ano, tanto para a Assembleia, quanto à Câmara Federal. Eles estão na relação de prováveis nomes à Câmara dos Deputados

Ainda sobre a deputada Fernanda, ontem, como registramos no Blog do Edison Silva, ela publicou uma nota nas redes sociais onde anuncia a candidatura do seu marido, Ésio de Souza Júnior, ao Senado Federal. Ela é filha do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, figura influente no União no Ceará, desde o acerto de que a sigla ficaria sob o controle de Capitão Wagner no Estado.

Roberto era filiado ao PSDB e comandou a debandada do PSDB, grupo base do União Brasil cearense. Ao lado de Roberto Pessoa, influenciando as estratégias, estão o ex-governador Lúcio Alcântara e o deputado federal Danilo Forte, que fazem parte do mesmo bojo – “ser contra os Ferreira Gomes”, como já enfatizou Danilo. O anúncio da pré-candidatura de Ésio surpreendeu os membros do União Brasil.

Wagner foi um dos membros a compor a mesa principal da solenidade de lançamento da pré-candidatura do deputado Luciano Bivar (PE) à presidência da República, em Brasília/DF, no início da noite. Como já foi dito aqui, a postulação de Bivar, presidente nacional do União Brasil, não está sendo levada a sério, inclusive por uma parte dos integrantes de seu grêmio, ao admitirem que, até julho, quando do início das convenções partidárias, o pernambucano poderá negociar uma aliança para pleitear uma vice-presidência.

Ontem, em seu discurso, ele tentou passar confiança, inclusive ao anunciar o seu principal projeto: a criação de um imposto único no Brasil. O noticiário nacional foi um tanto quanto tímido ao registrar o lançamento da pré-candidatura de Bivar, como visto na notícia dada pelo Valor Econômico.

O PSDB/CE está mudando de comando. Chiquinho Feitosa, recentemente filiado ao grêmio, passa a ser o presidente da agremiação no Estado. Ele é egresso do DEM, que se fundiu com o PSL e deu origem ao União Brasil, agora comandado no CE pelo deputado Capitão Wagner.

O próprio ex-presidente da sigla, Luiz Pontes, fez o anúncio. Ontem mesmo, Chiquinho esteve com a governadora Izolda Cela (PDT), como ela mesma anunciou em suas redes sociais. 

O suplente do senador Tasso Jereissati dá sequência ao trabalho de preparação do partido na disputa de cadeira na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados – ele mesmo é um dos candidatos à Câmara Federal. O PSDB está agrupado com o Cidadania numa Federação de Partidos, embora, nacionalmente, a expectativa é que esta Federação marche com a candidatura presidencial da senadora Simone Tebet (MDB/MS). Por aqui, os dois grêmios tendem a votar no candidato a governador do grupo governista, com ou sem coligação.

A propósito, ontem, o ex-presidente Lula (PT), ao participar em São Paulo/SP, do lançamento de um livro que reúne cartas endereçadas a ele, enquanto esteve preso em Curitiba/PR, fez um discurso crítico contra Bolsonaro, chamando-o de ignorante. Ele também condenou o PSDB, que diz “estar desaparecendo”

O candidato a vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), era um dos principais líderes do PSDB, tendo sido governador de São Paulo e postulante ao Palácio do Planalto pelos tucanos.

Com a aproximação da campanha eleitoral, após a homologação das candidaturas em convenções partidárias, em julho/agosto, a discussão já antecipada é sobre a participação dos candidatos nos debates, que venham a ocorrer por rádios e televisões. Alguns questionamentos foram levantados: o presidente Jair Bolsonaro irá aos debates no primeiro turno? Lula, líder nas pesquisas de intenção de voto, irá a todos os debates? O petista, inclusive, já sugeriu que fossem reduzidos os números de debates. O presidenciável Ciro Gomes (PDT) garantiu que vai a todos e criticou os postulantes reticentes.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) admitiu que, já no mês de junho, o Senado decidirá sobre esta questão das alíquotas do ICMS nas contas de combustíveis, gás de cozinha e luz.

Ele ainda estará com governadores, depois dos encontros com os secretários estaduais de Fazenda, como já registrado aqui. O projeto, que já foi aprovado na Câmara, aguarda decisão no Senado, e prevê a alíquota de 17%, o que no Ceará seria de 10%, pois o estado cobra 27%.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quarta-feira (1°/06):