Novato na política, André Fernandes já aderiu a velhos hábitos e quer eleger o pai, Pastor Alcides, deputado estadual. Foto: Reprodução/Instagram

Já é uma tradição na política brasileira. Todo ano eleitoral,  filhos e esposas, em especial, são apresentados ao eleitorado como promessas de continuidade de determinado projeto político pessoal. Dessa forma, famílias vão se perpetuando nas casas legislativas, ainda que a contribuição dada ao povo seja tão somente a ligação sanguínea.

Considerada marca de velhos costumes políticos, a prática também tem sido celebrada por aqueles que se autointitularam, por um breve período de tempo, como a “nova política”. Gestores municipais e parlamentares, das mais variadas matizes ideológicas, estão inseridos neste grupo, que tem intuito único de difundir suas ideias e manter o nome da família em evidência.

Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2018, o bolsonarista André Fernandes (PL) segue o mesmo ritmo de velhos membros da política brasileira. Depois de apoiar o assessor parlamentar Inspetor Alberto para a Câmara Municipal de Fortaleza, conseguindo elegê-lo vereador, agora o parlamentar quer que o pai, Alcides Fernandes, assuma uma vaga na Assembleia Legislativa, já que o objetivo de André para 2022 é conquistar uma das 22 cadeiras da bancada cearense na Câmara Federal.

Ainda no PL, o deputado federal Júnior Mano pode desistir de tentar reeleição e apoiar uma de suas irmãs, assim como Genecias Noronha, que não tentará renovar mandato na Câmara Federal e deve apoiar o filho. Ele (Genecias) e a mulher Aderlânia Noronha, deputada estadual, tornaram-se inelegíveis por decisão do Tribunal Regional Eleitoral e o processo ainda está, em grau de recurso, no Tribunal Superior Eleitoral, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2020. Genecias negocia a votação de estadual com Domingos Filho, para a candidata Gabriela, filha de Domingos.

O deputado federal Capitão Wagner (UB), que se apresentou como pré-candidato a governador do Ceará, indiciou a esposa, Dayany Bittencourt como pré-candidata a deputada federal, visando ocupar aquele espaço que atualmente é seu na Casa Legislativa. No ano passado, ele filiou a cônjuge no Republicanos, mas após assumir o comando do União Brasil, levou Dayany para o mesmo partido.

A aliança entre Dra. Silvana e Dr. Jaziel já tem durado há algum tempo. O casal, que tem assento na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, vai repetir a dobradinha de 2018. Quem deve repetir estratégia semelhante é a dupla Érika Amorim (PSD) e Naumi Amorim (PSD), que disputarão, respectivamente vagas no Legislativo estadual e federal. O mesmo farão Augusta Brito (PT) e seu marido, Gadyel Gonçalves.

O deputado Apóstolo Luiz Henrique (Repu) também espera aumentar a inserção do clã familiar na política, e, por enquanto, é pré-candidato à reeleição, enquanto sua esposa, a bispa Vanessa Lima já se apresenta como pré-candidata à deputada federal. O deputado Carlos Felipe, do PCdoB, sinaliza desinteresse em disputar qualquer cargo político em 2022 e pode apoiar uma eventual candidatura do filho, Carlos Felipe Filho, do MDB.

Prefeitos

Zezinho Albuquerque (PP) deve manter a tradição de dobradinha com o filho, AJ Albuquerque, os dois disputando reeleição. Já Domingos Filho (PSD), que busca ser indicado para vice-governador pela bancada governista, tende a apoiar o filho Domingos Neto (PSD) à reeleição para a Câmara Federal e indicar a filha, Gabi (Gabriela) Aguiar, para a Assembleia Legislativa.

Moses Rodrigues (UB), que tentará reeleição, apoiará o pai, o empresário Oscar Rodrigues, para a Assembleia Legislativa. Prefeitos também estarão envolvidos diretamente na disputa eleitoral deste ano, apoiando nomes para reeleição ou indicando parentes para o pleito.

Sogro

Jô Farias, esposa do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, por exemplo, está pré-candidata a deputada estadual com o apoio do marido. Bismarck Maia, do Aracati, tem interesse de reeleger o filho Eduardo Bismarck, a deputado federal, mas também quer que o outro herdeiro político, Guilherme Maia, tenha assento na Assembleia Legislativa do Ceará.

Roberto Pessoa (UB), prefeito do Maracanaú, mais uma vez, vai apoiar o nome da filha, Fernanda Pessoa (UB), mas dessa vez para voos mais altos, para tentar assumir aquele que foi o posto do pai na Câmara Federal. Já o senador Cid Gomes (PDT) tem como nomes próximos o do sogro, Dr Leitão, e o da irmã, Lia Gomes, pretensos candidatos no pleito deste ano no Ceará.