Governadora Izolda participou de evento da Igreja Universal a convite do presidente do Republicanos, o vereador Ronaldo Martins. Foto: Reprodução/Instagram.

O partido Republicanos já está completamente alinhado com a base governista, em especial com o Governo de Izolda Cela. Isso ficou mais claro no fim de semana passado, quando a chefe do Poder Executivo foi convidada pelo presidente da agremiação, o vereador de Fortaleza, Ronaldo Martins, a participar de evento beneficente administrado pela Igreja Universal.

O Republicanos rompeu com o Governo Camilo Santana e com a Prefeitura de Fortaleza, no início de 2020, ainda na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio.

A agremiação se alinhou com o então candidato a prefeito Capitão Wagner, inclusive, elegendo dois vereadores para a Câmara Municipal: Carmelo Neto e Ronaldo Martins.

No entanto, nos últimos meses se afastou da bancada de oposição e tem buscado se alinhar com as gestões de Sarto, em Fortaleza, e agora, com o Governo de Izolda Cela.

O deputado Capitão Wagner chegou a filiar a esposa, Dayany Bittencourt, ao Republicanos no ano passado, mas ela se desfiliou da legenda e ingressou no União Brasil, partido presidido pelo parlamentar.

Questionado se o convite à governadora significava um retorno para a base governista, Ronaldo Martins tergiversou, mas não descartou a possibilidade de retorno ao governo, o que estaria sendo tratado diretamente com o senador Cid Gomes, líder do grupo no Ceará. De acordo com um parlamentar ouvido pelo Blog do Edison Silva, o interesse do Republicanos é tentar garantir a estrutura de uma secretaria em uma eventual gestão.