Presidente do PT, Conin, ao lado da vereadora Larissa Gaspar (de vermelho) e das deputadas Augusta Brito (calça branca) e Érika Amorim (calça preta). Foto: Reprodução/Facebook.

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, na manhã desta quinta-feira (31), ato de filiação da deputada Augusta Brito, egressa do PCdoB, e se tornou, até o momento, a segunda maior força partidária na Assembleia Legislativa do Ceará. De acordo com a direção da legenda, com esse fortalecimento a agremiação se notabiliza com potencial de discutir mais uma vaga na chapa majoritária, no caso o de vice-governador.

No início da semana (segunda-feira, 28) o partido já havia filiado os deputados Nizo Costa e Júlio César Filho, este último líder do governador Camilo Santana na Assembleia Legislativa. Augusta não aceitou filiar-se naquele momento, pois queria um ato no qual só ela chamasse a atenção. O trio de novos filiados se soma aos outros quatro parlamentares (Acrísio Sena, Moisés Braz, Elmano de Freitas e Fernando Santana) eleitos em 2018, totalizando sete membros na Casa, atrás apenas do PDT, com 11 nomes no Legislativo estadual.

De acordo com Antônio Filho, o “Conin”, o PT tem crescido no Ceará de forma quantitativa e qualitativa com o ingresso desses novos quadros. Segundo ele, a deputada Augusta Brito tem se notabilizado na luta em defesa dos direitos das mulheres e apoio aos movimentos sociais, e possui identidade com o programa petista. “Estamos nos consolidando como segundo maior partido do Ceará, seja pela bancada na Assembleia, seja pela bancada de prefeitos. E queremos utilizar essa potência para cada vez mais servir e servir mais”, disse.

Conforme informou, o PT definiu que vai priorizar a manutenção da aliança com o PDT no Ceará, indicando o nome do governador Camilo Santana ao Senado na chapa majoritária, que deve ser encabeçada pela sigla pedetista. No entanto, devido ao crescimento do Partido dos Trabalhadores no Estado, e a potencialidade de uma eventual candidatura de Lula à Presidência, Conin destaca que a sigla tem condições de estar presente na chapa em outras posições, dentre elas a de vice.

“Vamos discutir com nossos aliados. Estamos disponíveis para indicar o nome do vice. Vamos fazer a construção no âmbito da aliança. Ainda não discutimos nomes (dentro do PT, mas vamos ver qual a melhor composição, a melhor formatação de chapa. No momento certo, a gente lança”, disse.

Mulheres

A deputada federal Luizianne Lins (PT) também participou do evento. A parlamentar chegou ao ato de filiação de Augusta Brito já próximo do encerramento do evento, e destacou as dificuldades que as mulheres possuem na vida política, inclusive, em partidos de esquerda. “A vida da mulher nunca será fácil. O PT, lá atrás, defendeu que metade da direção partidária seria de mulher, mas o tempo todo é orai e vigiai. Como o machismo é estrutural, a gente não pode vacilar e de fazer valer os nossos direitos”, disse.

Em seu pronunciamento, a deputada Augusta Brito destacou as dificuldades que as mulheres passam ainda que estejam na política, com mandato eletivo. “Infelizmente, no mundo político é assim, a gente sofre violência política o tempo todo. Eles começam a querer desacreditar as ações da mulher, e isso nos tornou, a mim e à deputada Érika, aqui dentro da Assembleia uma dupla para combater esse tipo de violência. A mulher entra na política para mudar a vida de outras mulheres”, salientou.

Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), fez questão de prestigiar o ato de filiação da deputada: