A viúva de Dr. Domingos, Mônica, e sua filha, a secretária Denise Aguiar (blusa preto e branco); participaram da sessão. Foto: CMFor.

Durante sessão ordinária na manhã desta quarta-feira (09), vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza prestaram homenagem ao ex-prefeito de Tauá, o médico Domingos Gomes de Aguiar, que faleceu no fim de semana passada. A plenária contou com as presenças da viúva de Aguiar, Mônica Moreira; e da filha do político, a secretária de Políticas para Mulheres, Denise Moreira de Aguiar, que usou a tribuna.

No decorrer do ato, o vereador Didi Mangueira (PDT) destacou o exemplo de Aguiar para a política cearense, citando o desempenho político de um de seus filhos, Domingos, atual presidente do PSD do Estado. O pedetista afirmou que o dirigente partidário, que já foi vice-governador do Ceará retornará ao cargo a partir do próximo ano.

“Domingos de Aguiar é um exemplo para a gente que está na política. Não a toa, Domingos Filho, seu filho, foi deputado, presidente da Assembleia Legislativa, conselheiro do Tribunal de Contas, vice-governador do Estado, um grande líder deste Estado. E que será novamente vice-governador do Estado do Ceará”, apontou Didi.

É de interesse do PSD que a sigla indique o nome para a candidatura de vice-governador na chapa majoritária da base aliada. Isso ficou evidente durante a vinda do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, ao Estado na semana passada. Domingos Filho não escondeu a vontade de retornar ao cargo.

Além de Didi Mangueira, o petista Dr. Vicente também homenageou o ex-prefeito de Tauá. Na presença da viúva do médico, Mônica Moreira Aguiar e da filha, Denise Moreira de Aguiar, destacou a dedicação dele ao povo tauaense e a influência de toda a família Aguiar no contexto político cearense.

Danilo Lopes (Podemos) também se posicionou sobre Domingos de Aguiar. Ele destacou a dedicação de Aguiar com a população da região do Inhamuns. “Ele representa uma casta de prefeitos que se dedicava ao povo. A casa sempre aberta para a população”, ressaltou o parlamentar lembrando da trajetória do médico e político.

Domingos Gomes de Aguiar além de prefeito de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, atuou no Instituto de Previdência do Estado do Ceará (Ipec) e na Fundação de Saúde do Estado do Ceará (Fusec). Ele faleceu no último dia 6 de março, aos 90 anos de causas naturais.